Governo vai ouvir ex-presidente do BC sobre renegociação da dívida
Na tentativa de obter apoio dos parlamentares "que ainda têm dúvidas sobre a proposta de renegociação das dívidas estaduais", o governador Blairo Maggi determinou que o secretário de Fazenda, Eder de Moraes Dias, acompanhe um grupo de deputados estaduais na audiência com o ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, na qual será avaliada a tese de reperfilamento dos débitos em novas e seguraças bases para o Estado.
A reunião está confirmada para amanhã no Rio de Janeiro. Acompanharão o secretário de Fazenda os deputados Sérgio Ricardo, presidente da Assembléia Legislativa, Percival Muniz (PPS), crítico da proposta governamental, e Otaviano Pivetta (PDT), que integra o bloco independente no Poder Legislativo. Os parlamentares querem ouvir a opinião de um especialista de renome, como Fraga, para formar um valor de juízo.
A princípio, a proposta elaborada por Eder Moraes e pelo economista Vivaldo Lopes, assessor especial da Secretaria de Fazenda (Sefaz), prevê a renegociação da dívida mediante emissão de títulos no mercado internacional e contratação de um novo empréstimo de perfil mais alongado. MT tem uma dívida de R$ 5,4 bilhões dos quais R$ 4,8 bilhões podem ser renegociados.
Comentários