MT pode receber dinheiro para pesquisa em tecnologia
As instituições de pesquisa de Mato Grosso que tem interesse em receber recursos do Programa Eletronorte de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (Pep&d) tem até o dia 04 de abril para apresentar temas e propostas de pesquisas e de desenvolvimento de tecnologias.
As Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) irá disponibilizar para o ciclo 2007/2008, aproximadamente R$ 17 milhões para os nove estados do país onde está localizada, entre eles, Mato Grosso. No estado atualmente existem três projetos de pesquisa em andamento custeados com os recursos disponibilizados no ciclo anterior. Entre as instituições que conseguiram ter projetos bancados pela Eletronorte está a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mas, qualquer instituição de pesquisa pode ingressar com propostas.
Os pré-requisitos para a proposição de projetos estabelecem que as propostas devem se enquadrar nos macro temas engenharia, meio ambiente, planejamento de expansão de linhas de transmissão ou subestações, pesquisas na área de geração de energia elétrica, da gestão estratégica, financeira e sócio-ambiental.
Os projetos devem indicar soluções para problemas vivenciados pela empresa. E serão priorizadas aquelas idéias que trouxerem maior economia ao serem implantadas.
Para fazer as proposições, as instituições devem encaminhar um resumo de suas propostas com descrição do problema, descrição do resultado esperado, custo anual estimado para o problema e o tempo previsto para o desenvolvimento da solução para o e-mail: dirceualmeida@eln.gov.br.
Depois que cada uma das nove regionais da Eletronorte receber as sugestões de pesquisas, haverá uma reunião em Brasília, ainda em abril, para definir entre todas as proposições, os 50 temas de interesse da empresa. A partir de então, eles serão disponibilizados na internet, para que então, as instituições façam o cadastro de seus projetos de pesquisa. Até o início de maio todo o processo deve estar concluído.
Comentários