Detran lança hoje nova campanha para caminhoneiros
A ação é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (Sinfra), a Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de diversas entidades. Serão oferecidos diferentes serviços, como orientações trabalhistas e previdenciárias, tendo em vista que um dos grandes problemas para caminhoneiros é a dupla jornada de trabalho nas estradas, além de exames oftalmológicos e aferição de pressão.
O Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio de liminar, derrubou a jornada dupla, estabelecendo carga horária máxima de oito horas por dia, com pesadas multas para as empresas que descumprissem a decisão. Porém, a medida durou pouco. Os representantes das empresas conseguiram anular, na justiça a liminar do MPT, até que seja julgado o mérito da questão. “Agora o risco de acidentes nas estradas aumenta consideravelmente”, avalia o diretor de habilitação, André Paiva.
De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran, Renata Freitas, o importante é garantir a vida de todos aqueles que trafegam nas estradas. “O Detran busca reduzir a violência no trânsito a partir do entendimento da sua causa que neste caso está ligada à questão da dupla jornada de trabalho; nesta ação o Detran busca fazer com que o caminhoneiro verifique suas reais condições para assumir o volante”, explica.
Além de Cuiabá participam da programação as cidades de Rondonópolis, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Tapurah, Primavera do Leste, Nova Ubiratã, Cáceres, Diamantino, Ipiranga do Norte e Santa Rita do Trivelatto.
As ações da campanha em Cuiabá ocorrem das 8h às 16h, na antiga casa de shows Galopeira, na saída para Rondonópolis. A programação Rota Cidadã se estenderá até o mês de novembro.
Comentários