Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 18 de Março de 2008 às 13:55

    Imprimir


O número de garotos obesos com idades entre 17 e 19 anos vem crescendo no Brasil. Enquanto na década de 1980 apenas 0,3% dessas pessoas eram obesas, em 2005 esse índice saltou para 1,8%. Já entre aqueles que apresentam sobrepeso, o número saltou de 4% para 12% no mesmo período.

Isso é o que aponta uma pesquisa desenvolvida na Fiocriz Pernambuco, pela médica Vera Lúcia Vasconcelos, durante doutorado na instituição.

Para realizar o estudo foram utilizadas informações do banco de dados do exército brasileiro, de 8,9 milhões de jovens que se apresentaram para prestar o serviço militar obrigatório entre 1980 a 2005.

Regiões

Entre as regiões brasileiras, foram o Sudeste e o Sul que apresentaram as maiores taxas, com valores equivalentes. No início da pesquisa, os índices eram de 4,6% para o Sudeste e 4,5% para o Sul. Já no fim de 2005 esses números subiram para 12,3% e 13,1%, respectivamente.

Porém, Vasconcelos destaca que, apesar do aumento contínuo da obesidade e do sobrepeso, a velocidade de crescimento desses problemas de saúde já apresenta desaceleração.

Perfil dos jovens

Em uma segunda etapa do estudo, 3.078 jovens que realizaram o alistamento em Recife, no segundo semestre de 2006, responderam a um questionário e fizeram exames para identificação do IMC (Índice de Massa Corpórea).

Com isso, foi comprovado que os jovens que fazem mais de cinco refeições por dia e não comem frutas e verduras possuem maiores chances de se tornarem obesos. Já analisando a escolaridade da pessoa, notou-se que, quanto maior o grau, mais proteção o jovem tem contra esses males.

Além disso, entre os jovens que têm algum familiar obeso, as chances de engordar aumentam para 70%.





Fonte: Da Redação/Infomoney

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/183701/visualizar/