Pivetta continua à frente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo
Uma das primeiras ações em 2008, destaca o parlamentar, será a realização de uma audiência pública para tratar da readequação da Lei do Trabalho Rural, instituída em 1973 e reformada com a aprovação da Constituição Federal de 1988. A expectativa é de que o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, participe da audiência pública.
À frente da comissão em 2007, Otaviano bateu exaustivamente na tecla da melhoria da infra-estrutura. Para o deputado, são vários os entraves que impedem Mato Grosso de crescer economicamente. "Precisamos de mais estradas pavimentadas, qualificação de mão-de-obra, sanar o imbróglio da questão ambiental e trabalhar para reduzir os impostos. Temos que sair da produção in natura e partir para a industrialização", diz ele.
Nesse sentido, Otaviano atuou para atrair novas empresas a Mato Grosso e alertou o Governo do Estado para os problemas enfrentados pelos setores sucroalcooleiro e rizicultor. Ainda pediu explicações à Rede Cemat sobre o fornecimento de energia na região Norte e cobrou o governo para a liberação do Zoneamento Sócio-econômico-ecológico.
Outra frente de atuação da comissão foi o fomento à criação de novas alternativas de escoamento da produção mato-grossense. Para isso, a comissão realizou audiências públicas com a população de Alta Floresta para a implantação da hidrovia Tapajós-Teles Pires e de Cáceres, para a definição da Zona de Processamento Exportação (ZPE).
O parlamentar ainda articulou a vinda de grandes empresas para Mato Grosso, como a Bertin, em Diamantino; a Perdigão, em Nova Mutum; uma usina de Biodiesel, em Cuiabá; e a Aurora, em Tapurah. E retomou a discussão do biodiesel como matriz energética.
Também idealizou um projeto de instalação de uma estação experimental de criação avícola em Acorizal, que, depois de concluído, vai beneficiar toda a população da Baixada Cuiabana.
Além de presidir a Comissão de Indústria, Comércio e Turismo, Otaviano Pivetta participa como membro titular da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto; da Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária. Como suplente, o deputado integra as comissões "Ética Parlamentar" e "Segurança Pública e Comunitária".
Comentários