Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 17 de Março de 2008 às 13:44
Por: Patrícia Neves

    Imprimir


A Polícia Militar dá início nesta terla-feira (18.03) à primeira fase da “Operação Semana Santa” que será realizada em todo Estado em virtude do feriado de Páscoa. Na primeira fase da ação – que terá início às 9h - serão distribuídos panfletos na avenida Miguel Sutil, imediações da rotatória de acesso ao bairro Santa Rosa, com dicas de segurança sobre as estradas e também para evitar assaltos.

A segunda fase da operação terá início às 19h, da quarta-feira(20.03). O efetivo nas principais rodovias estaduais será ampliado para evitar acidentes. Cerca de 2 mil policiais irão atuar até a zero hora de domingo (23.03) para garantir a tranquilidade nas estradas.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Antônio Benedito Campos Filho, explica que muitas famílias deixam suas respectivas residências para aproveitar o feriado prolongado. “Em situações como essa é bom prevenir-se para evitar a ação de criminosos”. Ele relembra ainda que no período de festas de “Momo”, no carnaval, não houve registro de mortes no trânsito. “Demonstra que a sociedade está sendo mais consciente”.

Nas vias que concentram maior número de veículos, como a estrada de acesso a Chapada dos Guimarães e para Santo Antônio do Leverger, devem ser realizados ainda comboios para garantir que os motoristas trafeguem dentro do limite de velocidade permitido para aquela rodovia.

Quem for viajar deve conferir algumas dicas de segurança:

Não comente sua viagem com pessoas estranhas por perto.

Avise a um vizinho de confiança sobre a sua viagem. Se possível, deixe um número de telefone e ligue de vez em quando para saber se está tudo bem.

Ao se ausentar por um longo período, peça a um parente ou amigo de confiança para visitar sua residência periodicamente.

Suspenda a entrega de jornais e solicite a um vizinho para recolher a correspondência.

Nunca deixe jóias ou dinheiro guardado em sua residência, mesmo que possua um cofre. Procure depositá-los nos bancos.

Reforce a fechadura da porta da frente. Feche bem todas as portas e janelas, se possível com trancas.

Desligue a campainha para evitar que pessoas fiquem testando para saber se existe alguém na residência.

Evite colocar cadeados do lado de fora do portão. Isso pode mostrar que os moradores estão fora da residência.

Só entregue as chaves de sua residência a pessoas de confiança.

Quem for viajar não deve esquecer:

Evitar a faixa da esquerda – se circular na faixa do meio ou da direita terá mais escapatórias:

Não fixe os olhos no carro da frente – O seu campo de visão não pode ficar limitado ao carro da frente. Concentre-se também no trânsito à frente dele. Assim, se o condutor que segue for obrigado a fazer uma travagem brusca porque surgiu um problema, você já estará alerta e terá tempo de reagir para não acabar enfaixado na traseira do seu veículo.

Cuidado com os ângulos mortos – Ajuste os retrovisores laterais e o retrovisor central para obter uma visão quase panorâmica do que se passa atrás de si. No entanto, não confie apenas nos espelhos: quando muda de faixa, olhe directamente para ela e evite assim colidir com algum objecto fora do campo de visão dos retrovisores. Considere também os ângulos mortos dos condutores que estão à sua volta, especialmente dos grandes camiões, e não permaneça lá muito tempo.

Agarre o volante com as mãos na posição 9h15m – Em vez da típica e relaxada mão às 12 horas ou ambas a descansarem às 18 horas. A posição recomendada facilita o controlo do veículo se formos obrigados a uma inesperada e repentina mudança de direção.

Manutenção – Siga o programa de manutenção do manual do carro. Revisões, mudanças de óleo e afins. Só assim assegurará que as performances da viatura se mantêm conforme previsto pelo fabricante.

Condução noturna, atenção redobrada.





Fonte: Assessoria-PM/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/183828/visualizar/