Secretário Paulo Pitaluga conhece atividades do Inca
Borges relatou especialmente as ações relacionadas ao 15º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (que ocorrerá entre os dias de 22 a 31 de maio); e ao projeto "100 Anos de Cinema em Mato Grosso". Este último inclusive prevê diversas atividades, como uma exposição fotográfica itinerante; a exibição de um filme mudo, com o acompanhamento da Orquestra da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); e a publicação de uma coletânea literária (composta por três volumes), intitulada "Memória e Mito do Cinema em Mato Grosso".
Na oportunidade, o secretário apreciou a apresentação do Instituto. Embora esteja iniciando sua gestão, promovendo inclusive a dotação de recursos orçamentários da Secretaria, afirmou que a cultura em Mato Grosso iniciará uma nova fase. Em primeiro lugar, na identificação do que possui de fato o caráter cultural e, em segundo, o fortalecimento de ações importantes para o desenvolvimento da cadeia produtiva da cultural, como é o caso do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá.
"No atual momento o nosso trabalho está focado em identificar o que se desenvolve e quais projetos são realmente de interesse para Mato Grosso. Reconhecemos como legítimo e verdadeiro o trabalho desenvolvido pelo Inca, uma atividade cultural séria e responsável, que proporciona vários ganhos à população, a exemplo do acesso ao cinema de forma gratuita como ocorre no Festival", destacou Pitaluga.
Outro assunto tratado durante a reunião entre o Secretário e o Inca foi o "Cine Teatro Cuiabá". De acordo com o secretário, as obras físicas serão concluídas em 18 dias e a finalização da obra, incluindo acabamentos, ocorrerá até o mês de junho. "Estamos visitando as obras diariamente. Depois de pronto, vamos pensar numa semana intensa de inauguração, além de implantar uma rotina de atividades culturais", explica ele.
Ainda na ocasião, o secretário conheceu outros projetos desenvolvidos pelo Inca, como o "Agentes para o Desenvolvimento do Cinema na Escola (Adecines), realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc); o "Cinema Paradiso", que leva filmes a instituições como o Pronto Socorro Municipal, projetos sociais e instituições filantrópicas; e o "Cine Balada", que pretende oferecer exibições de cinema e vídeo, regadas com pequenos workshops e música, uma maneira de oferecer uma atividade de lazer noturno aos jovens cuiabanos.
Comentários