Justiça em Alta Floresta começa ouvir vereadores infiéis
O juiz da 24ª Zona Eleitoral, Cleber Zeferino de Paula, ouve, no próximo dia 25, o vereador Francisco Robério Gomes de Alencar, de Carlinda. Será a primeira audiência de processo de infidelidade na comarca. Também está com o mandato ameaçado o vereador de Alta Floresta, Reinaldo de Souza, que também deve prestar depoimento à Justiça Eleitoral e explicar a mudança de sigla.
Outros vereadores do Nortão estão sendo ouvidos. Na comarca de Sorriso, pelo menos dois prestaram esclarecimentos. Mais de 50 estão com os mandatos requeridos pelos partidos que pertenciam, antes de trocarem de sigla. Pela lei, quem fez a alteração após 27 de março pode perder a vaga.
Em Sinop, o juiz João Manoel Guerra realizou uma audiência no processo contra o vereador Giliardi Custódio da Silva, de Santa Carmem. Ainda devem ser ouvidos os parlamentares Valdemar Junior e Mauro Garcia, que deixaram o PPS e ingressaram no PMDB. Na defesa, os dois alegaram justa causa para trocar de sigla.
Os vereadores Anibal Alves Vilela e Ilton Provenzi, de Feliz Natal, Jadiel Lima, Aparecido Ribeiro Alves e Almir Minati, de União do Sul, também devem ser ouvidos pelo magistrado.
Em Sorriso, também foram denunciados Santinho Salerno, que trocou o PSDB pelo PP; Elso Rodrigues, que saiu do PTB e entrou no PDT e Ederson Dalmolin (Xuxu) que deixou o DEM e ingressou no PDT.
O cartório de Lucas do Rio Verde aguarda as cartas ordem para ouvir nove vereadores ameaçados. Todos já foram citados para apresentar a defesa. Dois são do próprio município. O presidente da câmara, Raimundo Filho, que trocou o DEM pelo PSB, e Elder Biazuz, que foi para o PT. Ainda serão ouvidos Sérgio Andrade e Gisele Toshetto, de Ipiranga do Norte, Ari Anildo, de Itanhangá, e Dirceu Luiz, Alcione Biazi, Valter Antonio Tuni e Irineu Conei, de Tapurah.
Somente em Colíder, estão respondendo a processos por infidelidade partidária e podem perder o mandato: José de Freitas; Luiz Donizetti Rocha; Eldir De Oliveira Santos Jonas Rodrigues Da Silva; Benedito Moreira Brito; Ricardo Caldeira Rezende; Domingos Otaciano Arruda; Mauro Pereira Dos Santos; Givanildo Bispo Dos Santos. O TRE alerta que alguns suplentes também foram citados.
Comentários