Curso de Formação Política começa neste sábado em todo o Estado
A Fundação Ulisses Guimarães, ligada ao PMDB, oferta a partir deste sábado (15) um curso básico de formação política para mais de 8,4 mil militantes, simpatizantes e candidatos a cargos eletivos do partido.
O objetivo é alcançar nas eleições de 2008 o maior número possível de prefeituras e maior representação nos legislativos municipais, assim como nas comissões representativas da sociedade civil. Para isso, o PMDB quer dar condições de governabilidade às pessoas que pleiteiam um cargo.
Nesta sexta-feira (14), a presidente estadual da Fundação Ulysses Guimarães, Teté Bezerra, acompanhada de demais líderes do PMDB, entre eles o deputado federal Carlos Bezerra, apresentou à imprensa o calendário, o programa curricular e a estrutura do projeto de educação política.
A primeira fase do curso aconteceu em dezembro 2007, para planejamento. Em janeiro deste ano, 490 pessoas foram capacitadas para atuar como mediadores nesta etapa. A terceira fase inicia no dia 15 de março e vai até o dia 15 de junho.
O curso é ofertado pelo método de ensino à distância (tele-aulas), contém 11 módulos, em 60 horas de duração. O conteúdo foi elaborado pela Universidade de Brasília (UnB) e, o método de ensino, pela Ulbra, do Rio Grande do Sul.
O material didático é gratuito e composto por DVDs com as aulas gravadas, apostilas para os cursistas, biblioteca virtual e plataforma de suporte.
Os temas abordados vão desde História do Brasil a marketing político, passando pelas formas de organização do Estado.
Nessa terceira fase, a qualificação será ofertada em 90 municípios de Mato Grosso, para mais de 8,4 mil pessoas. No Estado serão montadas mais de 290 tele-salas. Para a certificação, será exigida dos participantes a presença mínima em 70% das aulas.
“O programa abrangerá praticamente todos os municípios brasileiros, de forma inédita, porque queremos elevar o nível da discussão política no Brasil”, afirmou Teté Bezerra durante a apresentação.
Segundo o deputado Carlos Bezerra, dentre todos os estados, Mato Grosso é um dos que estão mais adiantados na oferta do curso. “É importante salientar que o curso não é ofertado apenas aos filiados ao PMDB, mas a toda a sociedade”, disse o deputado. “É uma grande colaboração que o PMDB está dando à política brasileira”.
A idéia do partido é dar continuidade à qualificação, oferecendo posteriormente cursos de pós-graduação.
Comentários