Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 14 de Março de 2008 às 12:07
Por: Nélson Alves

    Imprimir


Uma sessão solene com um significado muito especial aconteceu no último sábado, 08 de março (Dia Internacional da Mulher) na Câmara Municipal de Nova Olímpia. Nove mulheres foram homenageadas com o Título ‘Mulher Cidadã’, reconhecendo suas histórias e seus exemplos de mulheres batalhadoras, profissionais abnegadas e mães dedicadas.

Foram nove mulheres, nove histórias de vidas diferentes, nove exemplos a serem seguidos e uma grande homenagem, que vale como extensão a todas as mulheres pela passagem de seu dia.

A Câmara Cidadã de Nova Olímpia reconheceu e homenageou histórias como da pioneira senhora Erotildes Fernandes, com seus mais de 90 anos, cabelos grisalhos, 16 filhos (13 vivos), uma senhora que teve que criar e educar seus filhos sozinha, trabalhando na zona rural e na única pensão da cidade, na época. Outra pioneira também homenageada foi a senhora Lindaura Maria, viúva, três filhas, atualmente servidora estadual. O reconhecimento também à costureira dona Deusina de Oliveira, dedicada mãe de oito filhos e amável esposa.

Outra história de dedicação e amor ao próximo reconhecida pela Câmara, é a de dona Gerosina dos Santos Tomás, a conhecida dona Fia, seis filhos, uma pessoa marcada por estar tão presente nas vidas das pessoas em momentos distintos da existência humana. Foi parteira por mais de 19 anos e também dona da funerária da cidade. Ambos os serviços prestados a engrandece pelo amor que se dedica seja cuidando de recém-nascidos, como também preparando àqueles para sua última morada.

A Câmara Cidadã também homenageou a história de voluntária da servidora municipal Célia Maria Guimarães, a Célia do Clube de Mães, pelos serviços prestados à causa social; a Técnica de Enfermagem Maria Rita Duarte de Almeida, pela participação em trabalhos sociais na Casa da Amizade, bem como nos programas de Saúde do Município.

Além destas, três professoras tiveram seus trabalhos reconhecidos: Maria Lúcia Marin da Silva, atual diretora da escola Estadual João Monteiro Sobrinho; Ângela Romão Sobrinho, atual diretora da escola Municipal 13 de Maio; e Claudia Maria Ribeiro e Matos Costa, professora na escola Estadual Wilson de Almeida. Todas elas com histórias pessoais diferentes, porém com histórias profissionais parecidas pelo amor a profissão de levar o conhecimento a inúmeras crianças, jovens e adultos.

A solenidade ocorreu dentro do programado, e cada mulher homenageada recebeu das mãos dos vereadores autores das indicações, uma placa em zinco, certificado, vídeo com homenagem e história de cada homenageada, cd e banner com foto. Antes de cada entrega, foi projetado material em vídeo contando a trajetória de cada Mulher Cidadã.

Ao final das homenagens algumas mulheres usaram da palavra para agradecer aos vereadores. “É uma homenagem muito bonita e sentimos orgulhosas em receber da Câmara essa honraria que engrandece a todas as mulheres”, disse dona Deusina. “Toda essa história aqui lembrada mostra quanto foi difícil nossa caminhada, mas fica a certeza que fizemos o que devia ser feito”, comentou dona Fia.

Da mesma forma, todas as autoridades presentes à solenidade também falaram, enaltecendo a escolha que os vereadores fizeram. “Tenho certeza que todas nos mulheres sentimos homenageadas nessa sessão”, disse a esposa do presidente da Câmara, Jucilaine de Almeida. “A Câmara (...), através dessas (...), reconhece todas as mulheres de Nova Olímpia, e a escolha não poderia ser melhor”, destacou o prefeito José Elpídio.

Por sua vez, o vereador Antonio Rodrigues dos Santos citou que Deus o iluminou para ter a idéia de criar a Lei que confere o Título Mulher Cidadã, reconhecendo as mulheres novaolimpienses.

Entretanto, foi o discurso do vereador Anselmo Mânica que emocionou a todos. Motivado pelo momento pessoal que passa sua família, Anselmo se emocionou ao falar de sua mãe (dona Neiva) que acompanha seu pai (Jaime) no leito hospitalar, e ainda citou a importância das mulheres nesse contexto, pois na equipe médica que o acompanha, mais de 80% é composta por mulheres.

Já o presidente da Câmara, Eduardo Oliveira de Almeida (Duda) lembrou de todas as mulheres, enaltecendo a sua mãe, sua esposa e as agraciadas com Título, dizendo que são mulheres guerreiras, batalhadoras, exemplos para toda a sociedade. “A Câmara Cidadã cumpre o seu papel de Casa do Povo de Nova Olímpia, homenageando essas senhoras que muito contribuem e engrandecem a nossa cidade”, comentou Duda.

Estiveram presentes na solenidade e compuseram a mesa de honra, os vereadores Anselmo Cristiano Mânica, Antonio Rodrigues dos Santos, Ari Cândido Batista, Demétrio Lopes Rodrigues Neto, Clérison Lima da Silva, Florisvaldo Lopes Fernandes, Rimer de Oliveira e Eduardo Oliveira de Almeida e esposa Jucilaine Vilarinho de Almeida; o prefeito José Elpídio, sargento-PM, Roberto Carlos de Moraes e Padre José Maria Basílio. Prestigiaram a solenidade, vários membros da sociedade e familiares das homenageadas.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/184061/visualizar/