Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 11 de Março de 2008 às 16:04
Por: Valdeque Matos

    Imprimir


Os empresários rurais de Mato Grosso que quiserem agregar valor a sua propriedade, através do Agroturirsmo, contarão a partir de agora com programas de incentivos do governo estadual. Isto porque acaba de ser sancionada a lei 8.788, que visa à criação de uma política para o desenvolvimento do setor, um caminho para agregar valor à atividade agrícola, através do turismo rural sustentável, que aos poucos vem ganhando adeptos no Estado, mas, ainda, de forma isolada e tímida.

“Em todo o Brasil, os empreendimentos de Agroturismo têm experimentado significativa expansão, criando-se novas alternativas de trabalho e renda no meio rural e otimizando-se o aproveitamento econômico da propriedade. Sem dúvida nenhuma que Mato Grosso sairá ganhando com esta lei”, disse o autor da propositura, deputado Percival Muniz (PPS), lembrando que o Estado é rico em belezas naturais e o único do País que conta com três ecossistemas - Pantanal, Cerrado e Floresta.

O parlamentar socialista destaca que o Agrotursismo aos poucos vem crescendo em Mato Grosso e tem apresentado resultados positivos na geração de renda e elevação da auto-estima dos moradores do campo. No entanto, esse desempenho ainda é pequeno, se comparado ao potencial gigantesco a ser explorado.

“Com esta lei a atividade se tornará mais organizada em Mato Grosso e colaborará efetivamente para a diversificação das propriedades rurais. Além disso, significará também uma contribuição para a preservação da rica e diversificada fauna e flora mato-grossense”, assinala Muniz.

Ressaltou, ainda, que o incentivo se faz necessário pelo fato de que o investimento em Agroturismo requer do produtor rural esforço para obter recursos, estabelecer a infra-estrutura necessária, contratar e gerir pessoal e administrar aspectos novos em relação àqueles com que lidava em sua atividade tradicional.

“Sendo uma atividade que fixa a presença do homem no campo, estimulando a produção agropecuária, em bases ambientalmente adequadas, parece-nos justo que se lhe apliquem à atividade programas e instrumentos de gestão para que o turismo se desenvolva, e, em contrapartida, o setor tenha garantia de crescimento sócio-econômico em Mato Grosso e a preservação efetiva do ecossistema regional”, afirmou o deputado.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/184257/visualizar/