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Educação/Vestibular
Segunda - 10 de Março de 2008 às 18:59
Por: Sérgio Fernandes

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Começou nesta segunda-feira (10) uma iniciativa que tem como objetivo melhorar a situação das escolas públicas de Mato Grosso que estão em pior situação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O evento será realizado hoje (10/03) e amanhã no auditório da Seduc. Estão participando assessores pedagógicos, engenheiros responsáveis pela infra-estrutura das escolas e estudantes de Engenharia e Arquitetura da UFMT.

A ação é uma das iniciativas do Programa de Ação Articulada (PAR), uma parceria do Ministério da Educação com as Secretárias Estaduais e Municipais da pasta. Os participantes estão sendo capacitados para o Levantamento da Situação Escolar (LSE), que deve abranger todas as escolas do país. Num primeiro momento, estão sendo beneficiados 21 municípios de Mato Grosso com pior situação no Ideb, além de Cuiabá e Várzea Grande.

Na abertura, esteve presente a coordenadora nacional do PAR, Renilda Pires de Lima. De acordo com ela, o levantamento que será feito (da situação pedagógica e de infra-estrutura) não é um instrumento para viabilizar verbas para as escolas. “É sim uma ferramenta de gestão, que irá viabilizar investimentos para levar as escolas a um padrão mínimo”, explicou. Ela destacou, porém, que eventualmente estes investimentos podem representar mais recursos. Renilda elogiou o setor educacional de Mato Grosso pelo seu pioneirismo em setores como a democratização escolar, na Educação a Distância e no micro-planejamento para o setor.

A secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Seduc, Vera Araújo, também participou da abertura do evento. Segundo ela, Mato Grosso sempre contou com uma postura inovadora no setor educacional. “Fomos um dos primeiros estados a aderir ao PAR e já fizemos parcerias com 45 dos 141 municípios do estado”, ressaltou. O secretário adjunto de Infra-Estrutura Escolar, Ezequiel Ângelo Fonseca, mostrou que a Seduc está investindo com ênfase na reforma das escolas. A perspectiva é de que todas as 647 escolas do estado (quantidade até o final de 2007) passem por uma reforma até 2009.

De acordo com Núccia Santos, engenheira da Superintendência de Estrutura Escolar, os estudantes da UFMT que estão sendo treinados vão fazer o lavamento da situação pedagógica e de infra-estrutura das escolas. “Temos até o dia 31 para enviar os dados até o MEC”, informou. Na parte de infra-estrutura, serão avaliados itens como se as salas de aula tem o mínimo de 48 metros quadrados, se os banheiros têm acessibilidade para portadores de deficiência e se existem refeitórios.

A secretária extraordinária de Apoio às Políticas Pedagógicas, Flávia Nogueira, também esteve presente na abertura da capacitação.





Fonte: Seduc-MT

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