Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 10 de Março de 2008 às 14:40

    Imprimir


O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR) defendeu a criação da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI/MT), como forma de proporcionar aos idosos, a continuidade do conhecimento e sua participação ativa na sociedade. De acordo com o parlamentar, a proposta em tramitação prevê a UATI/MT, no âmbito do governo estadual pelas secretarias de Educação e de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec).

O deputado sugere ainda, que a UATI/MT seja subordinada diretamente à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e com sede no campus de Cáceres. Caso aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo governador Blairo Maggi (PR), a instituição terá sua atuação extensiva nos campus da Unemat, nos municípios de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Juara, Luciara, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra.

“Nosso objetivo é possibilitar ao idoso, aprofundar “conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens”, disse Sérgio. Para ter acesso aos cursos promovidos pela UATI/MT, os interessados deverão ter idade mínima de 60 e grau de escolaridade compatível com o curso a ser ministrado, sem que tenha formação específica.

Os alunos da UATI/MT serão vinculados apenas aos programas e projetos da universidade, não recebendo registro de matrícula da Unemat, tendo direito ao atestado de participação emitido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unemat, quando o docente aprovar e, assim, o determinar desde que, o aluno cumpra as exigências da disciplina. Cada unidade da Unemat é soberana na gestão dos cursos que serão ministrados pela UATI/MT, administrando-os conforme suas necessidades locais.

Os currículos, grades de horários e mecanismos de funcionamento da UATI/MT, serão elaborados por comissão a ser formada pela Seduc, Unemat e Setec, contendo membros de todo campus. A metodologia adotada no programa será fundamentada com base no referencial teórico e crítico sobre velhice e envelhecimento humano. Segundo Sérgio Ricardo, a iniciativa visa ampliar o conhecimento dos idosos, numa abordagem interdisciplinar de conteúdos relativos a vários temas e que, os procedimentos nortearão o conjunto das ações desenvolvidas pela UATI/MT.

Pesquisas recentes tomam como referência a idade que permite ao ser humano mais dez anos de vida independente, quando a vida se torna um desafio constante. “É preciso enfrentar o tempo com coragem e a correnteza adversa contra a qual, o idoso deve remar para preservar seus valores”, argumenta Sérgio.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/184399/visualizar/