Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 10 de Março de 2008 às 07:43

    Imprimir


Afoito, sem papas na língua e com seu estilo explosivo, o novo secretário de Estado de Cultura, Paulo Pitaluga, já exonerou o secretário-executivo do Conselho Estadual de Cultura, José Mário de Siqueira, estuda cancelar mais da metade dos projetos já aprovados devido à falta de recursos e fará reajuste orçamentário. No lugar de Mário, Pitaluga escolheu Luíza Pereira, que já é do quadro efetivo da Cultura. Também trocou o adjunto. Saiu Toco Palma e entrou Francielle Leão.

Ele está há menos de 20 dias no cargo. Substitui João Carlos Vicente Ferreira. Pitaluga é daqueles que partem para o enfrentamento independente de quem seja. Internamente, já começa a conviver com divergências. Decidiu, logo na primeira semana de gestão, exonerar o diretor José Mário. Quer acabar com suspeitas de irregularidades ou de privilégios na análise dos projetos culturais que pleiteiam recursos pela Lei de Fomento à Cultura.

A pasta detém R$ 14,1 milhões de orçamento para este ano. Só os projetos aprovados já totalizam cerca de R$ 13 milhões. Pitaluga quer cancelar metade. "Isso aqui está uma confusão. Vamos ter uma reunião hoje do Conselho de Cultura para darmos algumas diretrizes", diz o novo secretário, nesta segunda (10). Para Pitaluga, muitos projetos apresentam "defeitos de forma e essência". "A maioria das propostas falta documento e vamos analisar um por um. A vontade é de cancelar todos projetos, mas alguns só faltam mesmo documentos". Explica que na lista há projetos que tiveram recursos liberados já neste ano, enquanto outros foram aprovados e estão empenhados para a verba já ser creditada.

De todo modo, aqueles que se sentirem prejudicados com eventuais bloqueio de projetos devem recorrer à Justiça com mandado de segurança, o que tende a criar embate jurídico.

Paulo Pitaluga diz que vai seguir à risca a orientação do governador Blairo Maggi, no sentido de priorizar os chamados novos artistas porque entende que os "que já estão na estrada há um bom tempo se vêem consolidados". "Vamos dar maior atenção aos novos artistas, novos cantores, escritores, fomentando as artes plásticas, a literatura, a música".





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/184453/visualizar/