Depois da Cultura, Pagot emplaca Yuri na Sedtur
Depois de "lotear" a pasta da Cultura, o diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, pré-candidato a governador pelo PR, indicou mais um para compôr o primeiro escalão do governo Blairo Maggi, desta vez na secretaria do Desenvolvimento do Turismo, detentora de um orçamento anual de R$ 8,3 milhões. Trata-se de Yuri Bastos Jorge. O governador já deu sinal de que deve acatar a sugestão. Como Yuri é do PP, o Palácio Paiaguás entende que, mesmo se tratando de uma indicação pessoal, consiga "contentar" o partido dos deputados José Riva e Pedro Henry. Os progressistas controlam uma pasta: a Ciência e Tecnologia, com Chico Daltro.
Ex-vereador por Cuiabá, Yuri Bastos era do PFL (hoje DEM). Migrou para o PP e disputou, sem sucesso, uma cadeira de deputado estadual em 2006. Antes, foi presidente da MT Saúde. No início do ano passado, foi atuar como adjunto da secretaria de Estado de Educação, que era conduzida por Pagot. Assim que este foi empossado na direção-geral do Dnit, levou Yuri para Brasília.
Em meio à reforma do secretariado, Pagot, que já conduziu as pastas de Infra-Estrutura, Casa Civil e Educação, já emplacou na Cultura o secretário Paulo Pitaluga e, esta semana, a adjunta Franciele Leão. Ambos foram seus assessores. Agora, "nomeia" outro assessor no staff. Yuri também virou afilhado político do ex-trator da gestão Maggi.
O governador já havia dito que deseja para a Sedtur alguém com perfil técnico e que tenha domínio de outras línguas, principalmente do inglês. Já quer o novo secretário pronto para a recepção de visitantes estrangeiros, dentro da expectativa de Cuiabá vir a ser uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014. Na interpretação do governador, Yuri Bastos se enquadra nesse perfil. O trading turístico, que estava de olho no cargo, vacilou e o hoje assessor de Pagot em Brasília tende a ser o quarto secretário da Sedtur da atual administração, vindo a substituir Pedro Nadaf, que se efetivou na Indústria, Comércio, Minas e Energia.
Comentários