Produtores esperam boa produtividade do milho safrinha
Produtores de Nova Mutum esperam alcançar boa produtividade com o milho safrinha, que é plantado em muitas fazendas onde a colheita da soja ainda não terminou. De acordo com o secretário de Agricultura, Francisco Moraes Filho, a chuva deste período tem contribuído para o desenvolvimento da planta, e espera-se que na época da formação das espigas, também estejam ocorrendo.
A área destinada para a cultura deve atingir cerca de 70 mil hectares, estima a Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer). "Se continuar chovendo, como agora, no período de formação das espigas, a produtividade deve ser boa", declarou Filho.
Até o momento, não há uma estimativa de quantas sacas podem ser colhidas por hectare, já que o cultivo iniciou atrasado.
Mato Grosso é o segundo maior produtor de milho safrinha do Brasil, com uma produção acima de cinco milhões de toneladas e possui uma área plantada de 1,42 milhões de hectares. O cultivo só iniciou na década de 90, e já na safra 96/97, ultrapassou em área cultivada o milho de verão.
Comentários