Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 05 de Março de 2008 às 11:42

    Imprimir


O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Antônio Joaquim, ministrou palestra, na tarde desta terça-feira (04.03), para cerca de 500 diretores de escolas estaduais durante o ‘Encontro de Diretores: Gestão Democrática’. Em sua fala, o conselheiro explicou qual a missão do TCE, o objetivo do plano estratégico e o comprometimento do órgão em fiscalizar os resultados das políticas públicas, bem como a importância do controle social.

“A missão do Tribunal de Contas é fiscalizar a aplicação dos recursos públicos na sua totalidade e, para cumprir este papel com excelência, lançamos um planejamento estratégico com metas para este e o próximo biênio”. Ainda de acordo com Antônio Joaquim, uma das principais metas desse planejamento é a de fiscalizar não só a legalidade e o balancete financeiro, como também os resultados.

“Não basta o gestor respeitar a Constituição Federal e investir 25% da sua receita em educação. Queremos saber se esse investimento aumentou o índice de formação e qualificação dos professores, se houve melhorias salariais para a classe e se diminuiu os índices de evasão e repetência escolar”, informou.

Muito aplaudido, o conselheiro encerrou sua palestra lembrando que a população também deve fiscalizar e denunciar irregularidades e convidando os presentes a conhecer dois projetos desenvolvidos pelo Tribunal: o TCE Estudantil, que levam estudantes de escolas estaduais e municipais para visitar a sede, e Consciência Cidadã, onde o TCE se reúne com representações sociais de determinada região para debates.

O Encontro de Diretores: Gestão Democrática foi promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) para debater os desafios e perspectivas na mediação pedagógica e está sendo realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso até o próximo dia 07 (sexta-feira).





Fonte: TCE-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/184700/visualizar/