Serys quer adicional de periculosidade para vigilantes
Está tramitando no Senado projeto da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) que estabelece um novo direito para todos os vigilantes em atividade no País. É o adicional de periculosidade, a ser calculado na proporção de 35 por cento do salário recebido por cada um desses profissionais. Com a medida, a senadora petista se propõe a suprir uma brecha na legislação trabalhista, como explica:
- O adicional de periculosidade foi criado para garantir uma compensação monetária ao empregado cuja vida se encontre em elevado risco, em razão das condições em que se desenvolve a sua relação de trabalho. Só que a atual legislação só reconhece o direito daqueles que trabalhem com substâncias inflamáveis e explosivas e dos empregados no setor elétrico.
Serys quer reparar o esquecimento, fixando este tipo de proteção também para a categoria dos vigilantes.
- Todo mundo sabe que o ofício de vigilante é notoriamente arriscado. A elevadíssima incidência da criminalidade em nosso País , ao longo dos últimos trinta anos, tornou praticamente uma exigência a contratação de serviços privados de segurança, em quase todos os ramos de atividade econômica. Por isso, acredito que garantir-lhes o adicional por periculosidade representa uma questão de justiça e estou confiante em uma rápida aprovação desta minha proposta que, certamente, haverá de ser sancionada pelo presidente Lula.
Comentários