Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 03 de Março de 2008 às 12:55

    Imprimir


A partir desta segunda-feira passa a valer o chamado CET (Custo Efetivo Total) para financiamentos de todos os tipos contratados por pessoas físicas. Pela regra, o consumidor deve ser informado, na hora da contratação de empréstimo, de uma única taxa que conterá todos os custos com a tomada da operação.

A Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) avalia como uma vitória dos consumidores a determinação do Banco Central de informar sobre o CET. Para a entidade, "haverá assim mais transparência no crédito, facilitando a comparação entre as ofertas do mercado".

Com o Custo Efetivo Total, o consumidor saberá efetivamente quanto custará o empréstimo na financeira ou na compra parcelada na loja. Além dos juros, estão inclusos no CET outros encargos, como seguros obrigatórios ou tarifas de abertura de crédito.

"É um valor percentual anual, que facilita a comparação para escolher onde o crédito sai mais em conta. Agora vendo apenas um valor, o consumidor pode saber o custo real do financiamento porque nem sempre o juro mais baixo significa custo menor", afirma a associação.

O consumidor que quiser saber mais informações sobre o CET pode acessar uma cartilha elaborada pela Pro Testem, disponível no site www.proteste.org.br.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/184958/visualizar/