Defesa alerta para chuva forte em 22 Estados e DF
A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Piauí, Maranhão, Sergipe, São Paulo, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Pará, Mato Grosso, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Amazonas, Acre, Tocantins, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.
Sudeste
No sábado, a chuva persiste no centro-leste do Estado de São Paulo. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento entre 40 e 60 km/h.
Entre sábado e segunda-feira, áreas de instabilidade voltam a se intensificar na região Sudeste, provocando pancadas de chuva no Espírito Santo, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento entre 40 e 60 km/h. Não se descarta a ocorrência de granizo localizado.
Sul
Entre hoje e domingo, choverá em Santa Catarina e Paraná. Alerta-se que, em alguns momentos, durante esse período, a chuva poderá ser de forte intensidade e persistente, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento de 50 a 60 km/h, inclusive com ocorrência de granizo localizado no litoral, leste e centro-norte do Paraná e do litoral ao meio-oeste catarinense.
Amanhã e domingo, a chuva persiste no Rio Grande do Sul. Está mantido o alerta de que, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento entre 50 e 60 km/h, inclusive com granizo localizado. Na segunda-feira, o alerta é válido para o sul e centro-leste do Estado.
Nordeste
No Piauí e Maranhão, choverá entre hoje e segunda-feira. A chuva poderá ser de forte intensidade acompanhada de descargas elétricas.
No sábado, a presença de uma frente fria no litoral nordestino continua organizando áreas de instabilidade que provocarão pancadas de chuva na Paraíba, Ceará, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Bahia. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade acompanhada de descargas elétricas, principalmente, no interior de Pernambuco, no centro-oeste da Paraíba e no centro-sul do Ceará. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h atingirão o Estado da Bahia, durante esse período.
Norte e Centro-Oeste
Entre o sábado e segunda-feira, a permanência das áreas de instabilidade sobre a região Norte e Centro-Oeste continuará mantendo o tempo instável com pancadas de chuva em Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Goiás e Distrito Federal. Persiste o alerta que, durante esse período, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento entre 40 e 50 km/h.
Comentários