Audiência debate programas para fomentar o setor agrícola
Na oportunidade, os trabalhadores rurais poderão dar sugestões e tirar dúvidas sobre políticas de agricultura familiar. Entre os temas que serão abordados estão: a infra-estrutura necessária para o homem do campo, linhas de financiamento, os recursos que existem para melhorar as moradias em assentamentos, implantação da rede de energia elétrica, perfuração de poços artesianos e instalação de rede de distribuição de água, e, apóio técnico, financeiro e comercial para fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar na região.
“A falta de investimento inviabiliza a atividade rural, gerando a saída do homem do campo para os grandes centros urbanos”, destacou o deputado estadual Zé Carlos do Pátio (PMDB), requerente da audiência.
O parlamentar também apontou os programas do Governo Federal que precisam ser colocados ao alcance das famílias rurais. Ele citou o Pronaf, Projeto Vida Nova, Projeto Piloto, que segundo Pátio, são meios que devem ser incrementados e levados às comunidades necessitadas, somando com a criação de novas políticas de desenvolvimento. A agricultura familiar, responde no Brasil por sete de cada dez empregos no campo e por cerca de 40% da produção agrícola. Em Mato Grosso, existem 513 assentamentos rurais efetivados. Neles estão assentados, aproximadamente, 72 mil famílias, muitas das quais, não dispõem de infra-estrutura básica.
São José do Povo possui aproximadamente 3.300 habitantes, desse total, cerca de 50,65% vivem na área rural.
Devem participar da audiência, representantes do Incra, Seder, Conab, Empaer, MT Regional, Banco do Brasil e coordenadores do MST, MTA, CPT E Fetagri.
Comentários