Projeto de Maksuês valoriza atividades da dona de casa
Concebida para lembrar a importância do segmento no dia-a-dia dos mato-grossenses, a data será usada, conforme o projeto, como referência para que a sociedade estimule ações que possam trazer melhorias, em todos os aspectos, na vida das donas de casa.
Maksuês lembra que há séculos as mulheres - principalmente as que atuam em atividades domésticas e as que dividem essas tarefas com outras funções - vêm enfrentando uma situação particular e, em todos os campos, são colocadas em posição de inferioridade e de discriminação diante do homem. Para o deputado, as donas de casa precisam receber um tratamento mais adequado à sua importância e a criação de uma data específica para lembrar o seu dia é o primeiro passo para que haja mudanças nesse sentido.
O deputado lembra que pesquisa da OIT (Organização Internacional do Trabalho) mostra o abismo que existe hoje entre os tratamentos dispensados ao homem e às donas de casa. Pelo estudo, as mulheres que se dedicam ao lar trabalham de 22 a 90 horas semanais, somente em tarefas domésticas, ganham apenas 10% dos salários e possuem somente 1% dos bens do mundo. O levantamento também mostra que 60% dessas mulheres não têm a menor proteção ao dar à luz e 90% das gestantes que vão a óbito são vítimas de procedimentos médicos irregulares.
Para Maksuês, todas as distorções que ao longo dos anos envolveram o cotidiano das donas de casa precisam ser corrigidas, e seu projeto vai contribuir, de alguma forma, em Mato Grosso, para que essas mazelas sejam reparadas ao longo dos tempos.
Comentários