NOTA DE ESCLARECIMENTO - Paralisação da Sema
“O governador abriu o espaço para o diálogo e para que os servidores apresentassem suas propostas, garantindo que iria analisar e responder. Entretanto, não entregaram nada e fazem agora esta paralisação, o que não entendemos”, ressaltou o secretário.
Durante a visita a Sema, o governador expôs algumas recomendações contidas no relatório da CPI, solicitando um estudo pela Sema e apresentação de propostas para sua reestruturação. Em conseqüência, foi criada uma comissão interna, com técnicos do quadro de funcionário e o sindicato, para elaborar esta proposta. Este trabalho foi encaminhado hoje ao governador e contém a sugestão de um novo organograma, dando ênfase principalmente ao fortalecimento das regionais e melhor aproveitamento dos técnicos efetivos (quadro). Ou seja, a proposta de reestruturação da secretaria já foi encaminhada, ao contrário da proposta de reposição salarial que deveria ser feita pelo sindicato e que é hoje a justificativa da paralisação.
O secretário Luís Henrique Daldegan enfatiza ainda que a paralisação feita por um pequeno grupo de servidores não atrapalha o andamento dos serviços desenvolvidos pelo órgão. Tanto que as ações de fiscalização estão tendo continuidade com 45 equipes em campo, com cerca de 120 técnicos, e apoio de um helicóptero. As diretorias regionais da Sema no interior também estão com funcionamento normal e os projetos continuam sendo analisados pelas superintendências do órgão, assim como o serviço de protocolo está funcionando, não havendo paralisação das atividades neste dia.
Daldegan destaca que as recomendações da CPI estão sendo analisadas pelo governo e serão atendidas de acordo com as prioridades ambientais.
Comentários