Prefeitos debaterão projeto de ferrovia que chegará no Nortão
Prefeitos e empresários de municípios do Nortão e de outras regiões do Estado participam, no próximo dia 8, de debate sobre a ferrovia Norte-Sul, que tem projeto para chegar até Lucas do Rio Verde, nos próximos anos. O encontro será em Água Boa. Técnicos da Vale, que comprou a concessão da ferrovia entre Açailândia, no Maranhão, a Palmas, em Tocantins, apresentarão o projeto da obra e os benefícios para o escoamento da produção mato-grossense.
Segundo um dos organizadores, Alexandre Lobo Machado, a previsão é que os trilhos cheguem a Palmas até o ano que vem. "Outro projeto da ferrovia Setentrional prevê um ramal de Miracena, em Tocantins, até próximo de Sorriso", explicou, ao Só Notícias. O canal viabilizará o transporte dos grãos e madeira da região Norte ao litoral do Nordeste, no porto de Itaqui, em São Luiz do Maranhão. Serão 900 km de extensão.
Recentemente, em Brasília, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, confirmou com o presidente do DNIT - Departamento Nacional de Infra-estrutura-, Luiz Pagot, o início das obras a partir de 2009, com previsão de término até 2012.
Lucas do Rio Verde, por exemplo, é o maior produtor de milho safrinha do país e está entre os campeões na produção de soja. Sorriso, município vizinho, é o maior produtor da oleaginosa. O ramal setentrional pode gerar uma economia de, pelo menos, 50% no custo de transporte. Atualmente, são percorridos, em média, 2,2 mil quilômetros até o porto mais próximo.
Comentários