Novo secretário terá na equipe um agente da PF
O delegado da Polícia Federal Diógenes Curado decidiu levar consigo para a secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública o agente Alexandre Bustamanti dos Santos. Ele é de classe especial e atua na área de inteligência. Pertence aos quadros da PF há quase 20 anos. Trata-se de um agente de extrema confiança de Curado, tanto que ambos estiveram à frente de várias investigações, inclusive daquelas que geraram repercussão nacional, como o dossiê antitucanos e a máfia das sanguessugas.
Curado aceitou o convite do governador Blairo Maggi para comandar a Sejusp. Ele aguarda a oficialização de sua licença da PF, a partir do aval da direção-geral, para tomar posse. Em princípio, havia expectativa da solenidade ocorrer nesta quarta, junto com a de Pedro Nadaf, que passa a conduzir a Indústria, Comércio, Minas e Energia. Como a documentação não ficou pronta, junto com a do agente Alexandre, a posse de Diógenes Curado, que substituirá Carlos Brito, deve acontecer na próxima semana.
O agente federal Alexandre Bustamanti vai atuar como principal assessor do novo secretário da Sejusp, mas não no papel de adjunto. Estuda-se um outro cargo que permita contato direto e permanente com o secretário. A intenção de Curado é resgatar o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), trabalhar forte na repreensão ao tráfico de drogas e fortalecer também o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), que faz parte da estrutura do Ministério Público Estadual.
A notícia dos dois federais na Sejusp deve deixar alguns servidores, agentes e policiais um tanto temerosos e preocupados. Para não criar conflitos, o futuro secretário analisa perfil de alguns nomes da própria Sejusp com vistas a convidá-los para compor a equipe.
Comentários