Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 26 de Fevereiro de 2008 às 15:15
Por: Catarine Piccioni

    Imprimir


Alvo de investigação policial, o presidente da Câmara de Vereadores de Cuiabá, Lutero Ponce, do PMDB, descartou nesta terça-feira se afastar do cargo, como sugeriu a vereadora Enelinda Scala (PT). “A senhora deveria acompanhar mais de perto a atuação da Mesa Diretora. Eu jamais poderia atender seu pedido, porque tenho de honrar os meus votos. Mais uma vez, vocês (Enelinda e o PT) usam a tribuna para fazer demagogia barata. Estamos prontos para responder a qualquer denúncia”, rebateu Ponce.

Conforme requerimento apresentado pela petista, Ponce deveria se afastar da presidência para não expor a Câmara e não deixá-la sob “bombardeio”. “É importante que o presidente se afaste durante as investigações. Se ele for considerado inocente, certamente voltaria ao comando”, disse Enelinda.

No entanto, o parlamentar sustenta que há transparência em sua gestão. “Quem fiscaliza a Câmara é o Tribunal de Contas. As instituições responsáveis têm acesso à documentação (contas). Vocês (vereadores) têm de ficar atentos para fiscalizar o Executivo. Mas sempre chegam depois da imprensa”, criticou Ponce.

Líder do governo na Câmara, Edivá Alves (PSDB) retrucou dizendo que “é preciso focar em todas as direções”. “A prefeitura sempre foi o foco (da atuação dos parlamentares)”.

Lutero Ponce defendeu mudança no regimento interno e na lei orgânica do município para delegar poder ao primeiro-secretário, que não desempenha o papel de ordenador de despesas. Ele respondeu pela primeira-secretaria na gestão da ex-vereadora e atual deputada estadual Chica Nunes (PSDB), no biênio 2005-2006. Ambos supostamente teriam liderado um esquema de fraude de notas fiscais e pagamento de serviços inexistentes.

Primeiro-secretário, Luiz Poção classificou como eleitoreira a manifestação dos vereadores que questionam a atual gestão. O presidente não colocou em votação o requerimento apresentado pelo vereador Domingos Sávio (PMDB) para criar e instalar uma Comissão Especial, que visa auditar as contas da Câmara referentes a 2007. “Pretendo colocar esse requerimento em pauta em março”, disse Ponce.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/185521/visualizar/