PR suspende reunião para celebração a Jonas
A Executiva Estadual do PR suspendeu a reunião programada para esta segunda à noite devido à coincidência de horário com a Missa de 7º Dia pelo falecimento do ex-senador Jonas Pinheiro. A celebração será na Catedral, em Cuiabá, a partir das 18h30.
Entre os assuntos até então na pauta estava a situação política e jurídica de alguns gestores do PR, como de Vanderlei Luiz Aguiar, prefeito de São José do Xingu. Ele foi parar na cadeia, sob acusação de envolvimento em esquema de desvio de mais de R$ 2 milhões que deveriam chegar a aldeias indígenas. Quanto ao prefeito de Juscimeira, Dener Araújo Chaves, acusado também de corrupção, somente nesta segunda é que o PR descobriu que ele não faz parte mais do partido. Foi para o DEM desde o final do ano passado, sob orientação do ex-deputado estadual Jota Barreto (PR). Agora, o PR deve expulsar Valderlei do partido.
MT perde 3 lideranças políticas em menos de 2 anos
Membros da direção do PR adiaram a reunião para a próxima semana para, assim, participarem nesta segunda da celebração em alusão a Jonas Pinheiro. Ele faleceu semana passada, após 10 dias em coma. Jonas foi deputado federal por três mandatos e estava no segundo de senador. Era uma das referências do agronegócio brasileiro e um dos principais líderes do DEM em Mato Grosso. Sua cadeira no Congresso Nacional fica com o primeiro suplente Gilberto Goellner DEM), que também integra a bancada ruralista.
Em menos de dois anos, MT perde seu terceiro líder político. Em julho de 2006, Dante de Oliveira faleceu prematuramento. Ele foi prefeito de Cuiabá por dois mandatos, deputado federal, ministro da Reforma Agrária e governador por duas vezes. Entrou para a história do país por ter apresentado a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n° 5, que previa votação direta para escolha do presidente da República. Foi o pontapé para se iniciar a maior mobilização popular já vista no Brasil.
Em novembro do ano passado, MT perde outro líder: o ex-deputado de cinco mandatos Renê Barbour, desbravador da região do Médio-Nrte. Ele estava com 82 anos e não conseguiu vencer o câncer. Na semana passada, a Câmara Federal e o Senado suspenderam sessão por causa da morte de Jonas Pinheiro.
Comentários