PF prepara Operação "Arco de Fogo" para conter desmatamento em MT
Os policiais federais serão distribuídos nos 19 municípios mato-grossenses listados pelo Ministério do Meio Ambiente entre os 36 que derrubaram 50% da floresta entre outubro e dezembro de 2007. Uma equipe de 20 policiais lotados no Estado também participará dos trabalhos. No Pará, ficarão 600 policiais.
A distribuição dos grupos deverá acontecer de acordo com as áreas prioritárias, onde os índices de desmate ilegal são maiores. Contudo, quatro bases serão montadas na região. Elas ficarão em Várzea Grande, Barra do Garças, Sinop e Vila Rica, e servirão como ponto de apoio. Já haveria equipes chegando a Mato Grosso de outros lugares do Brasil e indo direto de avião para as cidades, sem passar pela Capital.
Além da PF, a operação envolverá homens da Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional, polícias civil e militar dos Estados, Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Está prevista a utilização de aeronaves, veículos fluviais e terrestres.
O aumento do desmatamento da Amazônia foi detectado pelo Deter (Detecção de Áreas Desflorestadas em Tempo Real), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e divulgado no dia 18 de janeiro. No dia 24 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu, no Palácio do Planalto, sete ministros e o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, para discutir a questão.
Lista de municípios proibidos de desmatar:
Alta Floresta (MT)
Aripuanã (MT)
Brasnorte (MT)
Colniza (MT)
Confresa (MT)
Cotriguaçu (MT)
Gaúcha do Norte (MT)
Juara (MT)
Juína (MT)
Marcelândia (MT)
Nova Bandeirantes (MT)
Nova Maringá (MT)
Nova Ubiratã (MT)
Paranaita (MT)
Peixoto de Azevedo (MT)
Porto de Gaúchos (MT) Querência (MT)
São Félix do Araguaia (MT)
Vila Rica (MT)
Comentários