Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 23 de Fevereiro de 2008 às 20:27
Por: Pollyana Araújo

    Imprimir


Com uma semana de atraso, os organizadores do movimento Nortão Reage concluíram a tal carta de intenções. Da mobilização foram extraídas 23 propostas que serão encaminhadas às autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo em Brasília, inclusive ao presidente Lula è a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que acabou virando alvo dos manifestantes. Dentre os pleitos, o Nortão Reage reivindica início já do asfaltamento da BR-163. Propõe criação de um programa específico de incentivos fiscais para agricultura familiar e agroindustriais.

Melhorias na estrutura da secretaria de Meio Ambiente, sob Luis Henrique Daldegan, também fazem parte das reivindicações do setor produtivo. A classe produtora cobra um posicionamento do governador Blairo Maggi no sentido de se juntar ao movimento e cobrar providências para evitar a paralisação do levantamento do índice de desmatamento que está sendo feito pelo Instituto Nacional de Meio Ambiente (Ibama). A idéia é contestar os dados negativos apontados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nos quais 19 municípios mato-grossenses aparecem como campeões em desmatamento na Amazônia Legal.

A carta propõe ainda que seja resgatado o projeto do ex-senador Jonas Pinheiro, que faleceu nesta semana, com vistas a retirar Mato Grosso da Amazônia Legal. O projeto ganhou força em meio às articulações políticas lideradas pelo deputado Homero Pereira (PR), que faz parte da bancada ruralista no Congresso Nacional.

Criticados ao serem chamados de "destruidores" do meio ambiente, prefeitos e produtores do Nortão, sob auxílio de alguns parlamentares, como os deputados José Riva (PP), Dilceu Dal Bosco (PMDB), e os federais Homero e Eliene Lima (PP), propuseram ainda o reflorestamento de áreas de preservação permanente que foram desmatadas ilegalmente. Para isso, querem também linhas de crédito.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/185808/visualizar/