Seduc capacita professores do Programa de Superação
“São educadores de 11 municípios do Estado sendo capacitados para lecionar no Programa”, afirma a coordenadora de Ensino Fundamental da Seduc, Edilamar da Silva Brandini.
Para participar do Programa, obrigatoriamente os alunos já devem ter sido alfabetizados. A escola aplica um teste e avalia se o estudante tem condições de acompanhar as aulas para adiantar o ciclo escolar. Se aprovados, eles são divididos em turmas de no máximo 25 crianças e adolescentes. “Durante o ano letivo os alunos de nove a 13 anos de idade poderão adiantar o ciclo e melhorar o índice de aprendizagem”, explica a técnica do Ensino Fundamental da Seduc, Aparecida Maria da Silva Pereira.
O Programa começou em 2007 e apenas no primeiro ano atendeu cerca de três mil estudantes, com 70% de aproveitamento. Na época participaram 27 municípios, mas em 2008 a previsão é que sejam atendidos 80. Estão sendo capacitados professores de Cuiabá, Várzea Grande, Alto Garças, Rondonópolis, Novo Mundo, Pontes e Lacerda, Paranatinga, Barra do Garças, Mirassol D’Oeste, Tangará da Serra e Santo Antônio de Leverger.
O Programa de Superação é realizado pela Seduc, por meio da parceria do Governo do Estado de Mato Grosso com o Instituto Ayrton Senna. A proposta do Programa para escola organizada em ciclos de formação humana é melhorar a qualidade do ensino e reduzir o índice de repetência nas escolas.
Comentários