Eclipse lunar total poderá ser observado hoje em Mato Grosso
O eclipse lunar total, hoje , será visível em toda a América do Sul, e portanto, também em Mato Grosso. A informação é da Telma Couto da Silva, professora do Departamento de Física da UFMT e doutora em astrofísica pela USP.
Telma Couto da Silva adianta que, em Cuiabá, a entrada da Lua na penumbra, ou seja o momento em que haverá uma variação do seu brilho, acontecerá às 20h37. A partir das 21h43 terá início um eclipse parcial. O total só poderá ser observado às 23h01, sendo o seu ápice às 23h26 e o seu término às 23h51.
A pesquisadora esclarece que pequenas variações nos horários ocorrerão em outras regiões do Estado, de acordo com a posição geográfica da cidade.
Um eclipse lunar, segundo a professora, pode ser observado a olho nu, sem qualquer proteção aos olhos e sem causar qualquer dano à saúde. "É um fenômeno que pode ser observado por toda a população no local em que esta estiver, desde que as condições meteorológicas assim o permitam. Familiares, vizinhos e amigos podem se reunir para observar o fenômeno", sugere.
O próximo eclipse total da Lua, visível em nosso Estado, acrescentou Telma Couto da Silva, só ocorrerá em 21 de dezembro de 2010. Porém, em 16 de agosto de 2008, um eclipse lunar parcial poderá ser observado no começo da noite. "Um eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, e a Terra fica entre a Lua e o Sol projetando a sua sombra sobre a Lua", detalhou.
Comentários