Zé Domingos apresenta proposta que inibe uso de anabolizante
A proposta do parlamentar cria normas por meio de lei, aos estabelecimentos de ginásticas e clubes esportivos, onde possa ser detectado o uso de produtos para acelerar o crescimento de músculos. “A proposta serve, no mínimo, como um instrumento de alerta aos jovens que muitas vezes vivem a ânsia de verem seus corpos transformados em estereótipos de consumo”, disse José Domingos.
O projeto determina que as academias mantenham placas em lugares visíveis advertindo sobre as conseqüências do uso de anabolizantes e alerta para penalidades da lei aos estabelecimentos onde os alunos forem pegos utilizando produtos não recomendados.
Com base em informações médicas, o deputado reafirma sua preocupação com a saúde de jovens que freqüentam as academias. José Domingos explica que de acordo com laudos médicos o uso de anabolizantes prejudica o sistema cardiovascular, causando lesões nos rins e no fígado, degradando a atividade cerebral e aumentando o risco de câncer. “São fatores já comprovados pelos médicos em diversos casos constatados por toda a sociedade”, afirmou o parlamentar.
O risco causado pelo uso indiscriminado de anabolizantes muitas vezes é desconhecido pelo próprio usuário deste tipo de produto. “Uma iniciativa singela, porém válida pelo objeto que enseja, é a que ora proponho”, disse o deputado. O projeto de lei prevê em um de seus artigos que as academias de ginástica, clubes esportivos e estabelecimentos similares no Estado de Mato Grosso ficam obrigados a fixar a placa de alerta com dimensões mínimas de 30 centímetros de largura por 20 centímetros de altura e conter os seguintes dizeres: “O uso de anabolizantes prejudica o sistema cardiovascular, lesões nos rins e no fígado, além de problemas sérios no cérebro e aumentar o risco de câncer”.
Comentários