José Sarney estuda pedir licença de quatro meses do Senado
O senador José Sarney (PMDB-AP) estuda pedir licença de quatro meses do cargo, informa nesta terça-feira a coluna de Mônica Bergamo, publicada pela Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).
Segundo a colunista, Sarney pretende dedicar esse tempo à literatura. Com isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai perder um de seus mais importantes aliados no Congresso.
Reportagem de ontem da Folha traz uma entrevista com o senador. Nela, ele aponta como "falha" do governo federal não ter se esforçado para promover uma reforma política. "O governo não tem feito o esforço necessário para fazer a reforma política. Porque, se o presidente colocasse o seu prestígio a serviço de fazer uma reforma política de profundidade no país, seria sem dúvida um marco histórico muito importante", disse Sarney.
Ele diz ainda que o PT não tem "cultura de parceria". "O PT, como um partido ideológico, não tem cultura de coligação, não tem essa cultura de parceria. Sempre defendeu o contrário. De maneira que isso deve criar alguma dificuldade de convivência, mas o presidente tem administrado isso muito bem."
Comentários