Nortão aprova Carta com sugestões aos governos estadual e federal
Cerca de 3 mil pessoas que participaram no último sábado do Seminário “Reage Nortão” aprovaram uma Carta de Intenções a ser entregue ao Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e ao Congresso Nacional. No documento constam as dificuldades regionais e as sugestões da classe produtora e política para garantir o desenvolvimento da região norte de Mato Grosso.
Entre as sugestões, uma marcha a Brasília pelos mato-grossenses, e a revogação, pelo governo federal, do Decreto 6.321 de fevereiro de 2008. De acordo com o primeiro secretário da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP) o decreto “impôs condições radicais aos dezenove municípios que abrangem o bioma amazônico”. Para ele, a medida demonstra a insensibilidade do governo em ver que o principal componente do meio ambiente é o homem e que é preciso buscar alternativas econômicas para a manutenção desse homem.
Além de José Riva, estiveram presentes ao Seminário, os deputados Dilceu Dal Bosco (DEM) e Pedro Satélite (PPS) e Ademir Brunetto.
O presidente do Consórcio Intermunicipal do Portal da Amazônia, prefeito de Santa Helena, Roque Carrara (PR), defendeu que o governo reedite a lei que permitia a exploração de 50% das áreas na região. Para ele, “ é preciso e o nortão quer preservar o meio ambiente, mas de forma sustentável para que o desenvolvimento da região seja mantido”.
Queremos mostrar ao Brasil que estamos aqui para trabalhar, produzir e não para devastar”, afirmou o prefeito de Nova Marilândia Adalberto Diamante (PR), num discurso que foi repetido pelos demais prefeitos presentes ao Seminário. “É preciso resolver os problemas, ser parceiros e, naquilo que for de competência do estado tratar e aquilo que for de competência da União, levar para Brasília”, afirmou o vice-governador Silval Barbosa.
Além da Carta de Intenções, os produtores e políticos mato-grossenses têm uma extensa pauta de ações. O próximo evento acontece no dia 21 de fevereiro às 14 horas na Assembléia Legislativa, quando será realizado um debate sobre o Decreto 6321. “ Vamos debater os efeitos e econômicos e sociais que essa medida promoverá para os 19 municípios considerados prioritários para efeitos de prevenção e monitoramento em Mato Grosso, definidos pela Portaria 18 de 24 de janeiro de 2008, emitido pelo Ministério do Meio Ambiente”, explicou Riva.
MINISTRA
Durante o seminário Nortão Reage, o deputado Ademir Brunetto (PT) divulgou cópia de outra carta que ele enviou ao presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva pedindo o afastamento da ministra Marina Silva e do diretor do INPE, Gilberto Câmara. Ao anunciar o pedido, o deputado foi aplaudido pelos cerca de 3 mil participantes do Seminário.
Questionado sobre isso, o vice-governador Silval Barbosa respondeu “não importa quem está aqui ou lá, o importante é que se tenha respeito e se busque solução para produzir sem agredir o meio ambiente que é o que todos aqui querem”.
Comentários