Chuva reduz 96% do desmatamento no mês de dezembro em MT
O relatório "Transparência Florestal" revela que o desmatamento no mês de dezembro de 2007, em Mato Grosso, alcançou 1,6 quilômetros quadrados. Isso representa uma diminuição de 96% em comparação com novembro. A redução teria sido provacada em virtude do início do período de chuvas.
Novembro, no entanto, apresentou crescimento de 41% no destamamento no Estado. Neste mês o desmatamento atingiu 571 quilômetros, maior 49% em relação a outubro e cerca de 34% em comparação com o mesmo período de 2006. O relatório foi elaborado por pesquisadores ligados às organizações não-governamentais Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e Instituto Centro de Vida (ICV).
Entre os dez municípios com as maiores taxas de desmatamento durante o mês de novembro, nove estão localizados na bacia do rio Xingu. O desmatamento foi mais significativo no município de Marcelândia (83 quilômetros quadrados), seguido por Gaúcha do Norte e Querência (40 quilômetros quadrados). Já em dezembro de 2007, com o desmatamento reduzido, a maior derrubada ocorreu em Juína (0,94 quilômetros quadrados).
O desmatamento ilegal representou 88% do total em novembro e 74% em dezembro de 2007. Segundo o estudo, é importante lembrar que o desmatamento em dezembro é sempre muito baixo em termos absolutos devido às chuvas. O desmatamento foi detectado pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), que, assim como o Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), usa imagens de satélite para detectar desmamento. Entretanto, resultados diferentes foram obtidos.
Geografia do desmatamento
Segundo o relatório, ao menos 86% do desmatamento em novembro de 2007 ocorreu em propriedades rurais. O desmatamento em Assentamento de Reforma Agrária representou 12%. O restante, 2%, ocorreu dentro das Áreas Protegidas. Por sua vez, o desmatamento foi muito pequeno registrado em dezembro de 2007 nas propriedades rurais.
Reforma agrária
O desmatamento nos Assentamentos de Reforma Agrária em novembro de 2007 detectado pelo SAD totalizou 68 quilômetros quadrados (12% do total). Em dezembro de 2007, não houve desmatamento detectado pelo SAD nos Assentamento de Reforma Agrária.
Áreas Protegidas
Em novembro de 2007, o desmatamento nas Áreas Protegidas totalizou 10 quilômetros quadrados (1,8 % do total). Esse desmatamento ocorreu nas Terras Indígenas, principalmente nos terras Maraiwatsede e Batelão. Em dezembro de 2007, não houve desmatamento detectado pelo SAD nas Terras Indígenas. O SAD também não detectou desmatamento nas Unidades de Conservação em novembro e dezembro de 2007.
Comentários