Ouvidoria da Seduc atende 200 reclamações por mês
A Ouvidoria da Secretaria de Estado de Educação retoma as atividades em 2008 sob gerência da professora Elizabeth Maria Araújo, que terá dois anos de mandato. A ouvidora é a responsável por atender a demanda de reclamações, notificações e denúncias do cidadão referentes à educação estadual. Em média são recebidas 200 reclamações por mês na ouvidoria da Seduc.
A ouvidora assume o cargo com proposta de dinamizar o atendimento, conseguindo respostas rápidas. “Esperamos que as deliberações não ultrapassem uma semana”, aposta Elizabeth Gomes.
Segundo a ouvidora, o tempo de resolução varia conforme o tipo de denúncia. Em muitos casos, conforme Elizabeth, o prazo é mais demorado. São situações que necessitam de abertura de sindicância, ou um processo investigatório e até mesmo encaminhamento ao Ministério Público.
A professora Elizabeth Gomes revela que ao assumir a ouvidoria encontrou cerca de 300 notificações entre encaminhamentos da Ouvidoria Geral, denúncias diretas no endereço eletrônico da Seduc ou pelo telefone 0800 6471520. “Atendemos uma média mensal de 200 reclamações”, destaca.
Entre os casos mais comuns estão supostas irregularidades de contratos feitos pelas escola e desvios na aplicação dos recursos públicos. Todo o processo corre em sigilo absoluto. Elizabeth destaca que entre os tipos de denúncias estão as anônimas feitas por pessoas que temem represálias. Conforme a ouvidora, as pessoas devem denunciar e cobrar os resultados. “Isso ajuda a fortalecer uma gestão educacional comprometida”, conclui.
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