Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 14 de Fevereiro de 2008 às 16:33
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


A Conferência Estadual da Juventude, marcada para os próximos dias 28 e 29 de fevereiro no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, é o primeiro passo do Governo do Estado para sensibilizar os prefeitos sobre a importância de levar políticas públicas de juventude aos municípios. Esses, por sua vez, devem estar articulados com os programas nacionais já desenvolvidos para o segmento, garantindo assim acesso aos recursos do Governo Federal.

Segundo o assessor especial da Juventude, Rafael Henrique Cruz Santos, o mais importante é fazer com que os prefeitos criem nos municípios órgãos que defendam os interesses dos jovens. “Em Cuiabá, por exemplo, existe a Coordenadoria Municipal da Juventude, um órgão específico que cuida dos interesses da juventude em diversas áreas, como educação, esporte, lazer, cultura, trabalho e emprego. Fica sob a responsabilidade desses órgãos, inclusive, acompanhar as ações nacionais e pleiteá-las para os municípios”, destacou.

Hoje o carro chefe do Governo Federal é o Projovem, um Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária. Trata-se do componente estratégico da Política Nacional de Juventude. Para o jovem que participa do programa, é a oportunidade de completar o Ensino Fundamental, aprender inglês e informática, conquistar uma profissão e ajudar a comunidade onde vive. Além disso, todos os jovens que participam do programa ganham R$ 100 por mês.

CONFERÊNCIAS – A realização da Conferência Estadual da Juventude é uma determinação do Governador Blairo Maggi, atendendo já uma convocação do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, para a Conferência Nacional, prevista para abril. Mato Grosso realizou no ano passado 18 etapas regionais. “Essa é a oportunidade que temos de conferir o desejo dos jovens, seu compromisso com a sociedade, suas idéias políticas, enfim, é daí que surgem diretrizes para os programas do Governo do Estado voltado para os jovens”, reforçou o assessor especial da juventude.

Colocando em prática ações voltadas ao segmento, o Governo do Estado também sancionou no último dia 15 de janeiro o Estatuto Estadual da Juventude, e encontra-se em análise no Congresso o Estatuto e o Plano Nacional de Juventude.

“O que o Governo do Estado quer é reconhecer o jovem como um cidadão de atitude, um sujeito de direito que faça a diferença diante das políticas públicas. Além de ser um beneficiário de programas voltados a seu favor, o jovem precisa atuar mais nas decisões de Governo, debatendo suas prioridades e apontando soluções para as mesmas”, comentou a secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi.





Fonte: Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/186923/visualizar/