Bezerra defende renegociação da dívida agrícola e cita falta de Jonas
Depois de participar, ontem (12), da reunião da bancada de Mato Grosso com representantes do setor agrícola, o deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) cobrou hoje, do governo federal, ações urgentes no sentido de renegociar a dívida dos produtores.
A agropecuária, disse Bezerra, é o principal vetor de desenvolvimento do país e o governo "tem a obrigação de socorrer a atividade, que enfrenta sérios problemas". Bezerra lembrou do senador Jonas Pinheiro (DEM) como "bandeira" de defesa dos produtores e disse torcer pelo seu restabelecimento.
"A questão é seríssima, muito grave e exige atenção especial do presidente da República. Precisamos alertar os ministros da área econômica sobre a insatisfação do setor agrícola quanto à falta de uma solução para o endividamento", disse Bezerra.
Segundo o deputado, o governo anunciou que só está disposto a renegociar o pagamento de um montante de, no máximo, R$40 bilhões do endividamento do setor, que estima em cerca de R$ 90 bilhões. Existe, porém, uma estimativa de 130 bilhões de dívida.
Para Bezerra, uma primeira medida seria um adiamento, uma dilatação do prazo para a cobrança das dívidas que vencem neste primeiro trimestre. "O governo do presidente Lula precisa se sensibilizar com a situação, e esta Casa do Congresso Nacional deve dedicar total apoio para a renegociação das dívidas agrícolas", cobrou.
O deputado disse que o problema se agrava, porque existem as dívidas já renegociadas, que representam a principal cobrança do governo, e ainda a dívida corrente, sem nenhum entendimento sobre as condições para pagamento. "Urge uma tomada de posição, porque a bola de neve cresce a cada dia".
"A ajuda oficial não representa, de forma alguma ônus para o contribuinte, como imaginam alguns. Os banqueiros, neste país, têm uma proteção incomensurável, onde os lucros são assegurados de forma maravilhosa. O mesmo, no entanto, não ocorre com a agricultura, assim como a educação, que são setores fundamentais para o país, mas que não recebem a atenção devida", criticou.
Bezerra lembrou que o setor agrícola é responsável por parte significativa da renda de mais de 80% dos municípios brasileiros. "A agropecuária move este País. É o seu principal vetor de desenvolvimento e representa a âncora do programa de combate à fome do Governo Federal", lembrou.
Bezerra defende a necessidade de formação de uma frente parlamentar para proteger o setor agropecuário, cobrando do governo federal a inclusão do setor junto aos segmentos da economia beneficiados com medidas preventivas. No ano passado, o deputado apresentou projeto de lei aumentando o percentual de mistura de biodiesel ao óleo diesel para reduzir o custo do produto.
"Quero aqui, neste momento de defesa da agropecuária brasileira, lembrar da figura de um grande parlamentar, que já compôs esta Casa da Câmara dos Deputados por três mandatos. Refiro-me ao senador Jonas Pinheiro, um homem público que representa a bandeira do setor agropecuário brasileiro, e isto é motivo de honra para todos nós mato-grossenses. O senador Jonas Pinheiro, grande político de Mato Grosso, meu amigo pessoal, passa por dias difíceis, sofrendo as terríveis conseqüências de um infarto que o acometeu no último domingo. Torcemos pelo restabelecimento da saúde do senador Jonas, e que ele retorne o mais rapidamente possível ao convívio da família e de todos nós, seus amigos desta Casa do Congresso Nacional. O senador Jonas Pinheiro faz uma falta enorme, principalmente neste momento de luta por melhores dias para os agricultores brasileiros", disse Bezerra.
Comentários