Congresso pode votar piso salarial de professores até abril
A matéria que trata sobre o piso salarial profissional nacional poderá ser votada até abril deste ano, período em que se realiza a Conferência Nacional de Educação. A afirmação foi feita pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, em audiência com o deputado federal Carlos Abicalil (PT), a senadora Fátima Cleide (PT-RO) e representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Solicitada pela CNTE e articulado pelo deputado Abicalil, a reunião discutiu a importância de se aprovar o projeto, como também a matéria sobre Diretrizes Nacionais de Carreira, de autoria do parlamentar mato-grossense.
De acordo com o presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão, o piso deveria ser aprovado até o final de 2007, o que não ocorreu. “Diante da importância do tema, a categoria de professores solicita a presidência da casa que a matéria tramite em regime de urgência, de modo a ser votada imediatamente”.
Em resposta, Chinaglia disse que, hoje, não há possibilidade do projeto tramitar em regime de urgência, pois a pauta do plenário está trancada por sete medidas provisórias, e somente após a Câmara limpar a pauta a solicitação poderá ser atendida. “Até a próxima segunda-feira, as comissões serão compostas com os devidos presidentes nomeados, portanto retomando os trabalhos. Não vejo problemas na tramitação desta matéria, entretanto solicito ao deputado Abicalil que me mantenha informado, de modo a tomarmos as devidas providências”, ressalta Chinaglia.
Comentários