Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 12 de Fevereiro de 2008 às 21:30

    Imprimir


A FDA (órgão regulador de alimentos e fármacos nos Estados Unidos) advertiu nesta sexta-feira (8) que encontrou em um processo de revisão de produtos de botox três marcas que podem causar reações adversas, que vão desde problemas respiratórios até a morte.

Em comunicado, a FDA afirmou que se trata das marcas Botox e Botox Cosmetics (toxina botulínica tipo A), da empresa farmacêutica Allergan, e da Myobloc (toxina botulínica tipo B), da Solstice Neurosciences.

A agência encarregada de autorizar e revisar os medicamentos nos Estados Unidos informou que estes preparados farmacêuticos provocaram em alguns casos reações adversas, incluindo interrupções respiratórias e a morte.

O botox é uma toxina gerada por uma bactéria (Clostridium Botulinum) que tem um efeito paralisante nos músculos e que é usada para neutralizar as rugas da região tratada.

A FDA assinalou que seus testes não evidenciam que as reações adversas detectadas estejam relacionadas a um produto deficiente.

Neste contexto, as reações podem ser atribuídas ao excesso em sua aplicação, destacou a agência. Os efeitos adversos foram achados em tratamentos tanto aprovados como não pela FDA.

As reações adversas estariam relacionadas à extensão da toxina a áreas diferentes do local de aplicação e que se assemelham aos sintomas do botulismo, que poderiam incluir problemas respiratórios, afirmou o órgão.

A FDA não recomendou que os médicos interrompam a prescrição destes produtos, mas emitiu recomendações que devem ser observadas pelos especialistas em suas consultas e tratamentos.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/187214/visualizar/