Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 12 de Fevereiro de 2008 às 18:50
Por: Rosana Persona

    Imprimir


A abertura oficial da primeira reunião do ano de 2008, na Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), ocorreu ontem (11.02), no Centro de Pesquisa e Difusão Tecnológica, no município de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá) e contou com a participação de mais de 100 profissionais.

O presidente da Empaer, Leôncio Pinheiro da Silva Filho, ressaltou o novo modelo operacional e organizacional que está sendo implantado na empresa com a unificação dos Projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), pesquisa, fomento e parcerias com outros órgãos a fim de garantir o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado.

Pinheiro lembrou que essa reunião vai planejar as ações para serem executadas de forma coerente permitindo um nivelamento estratégico e operacional das atividades da empresa.“Estamos buscando a forma correta de trabalho e pretendemos atingir o resultado no campo, com planejamento participativo e gestão compartilhada para promover uma agricultura sustentável”, esclarece Leôncio.

O Estado tem 150 mil agricultores familiares e a Empaer atende, por ano, 50 mil. Segundo o presidente, a intenção é atender 60% desses agricultores ou seja, 90 mil até o final de 2009. Com recursos na ordem de R$ 4,6 milhões do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a empresa entra num processo de revitalização e reestruturação com a contratação de 301 técnicos, através de concurso público. Aquisição de equipamentos modernos como GPS, veículos e equipamentos de informática.

Segundo Pinheiro, o recurso será utilizado também para atender produtores do Projeto Vida Nova, cadeia produtiva do leite, biodiesel, mandioca, agroecologia, desenvolvimento da agroindústria, produção de plantas medicinais, qualificação sobre crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) , turismo rural, apoio à comercialização dos produtos agrícolas, capacitação de extensionistas rurais e agentes administrativos e prestação de assistência técnica e extensão rural aos produtores.

O representante da Secretaria Extraordinária de Planejamento Estratégico, Alexandre Golemo, fala que esse é um evento ímpar realizado pela Empaer que está planejando suas ações e como executar durante o período de um ano. Ele acredita que é a forma ideal para os trabalhos obterem sucesso. “O MT Regional tem grande parceria com a Empaer e já definiu suas cadeias produtivas , priorizando a de leite e mandioca. O objetivo comum é atender o produtor de forma sustentável”, informou.

A reunião é direcionada para técnicos, extensionistas, pesquisadores que vão receber informações técnicas na elaboração de projetos de pesquisas, convênios e comodatos, prestação de contas, crédito rural , agroindústria familiar e outros. Participam também representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), MT Regional, Secretaria de Indústria, comércio, Minas e Energia (Sicme), Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), especialistas em agroindústria do Estado do Paraná. O evento será realizado durante o período de 11 a 15 de fevereiro. No encerramento será apresentado uma proposta e um novo modelo de atuação.

Participaram da abertura os diretores da Empaer, Jaime Bom Despacho da Costa, Antonimar Marinho dos Santos, José Carlos de Freitas, Coordenadores da Empaer, Benito França Lopes e Osvaldo Ferreira,secretario municipal de agricultura, Jeremias Pereira Leite, O engenheiro de pesca da Empaer e Presidente do Sindicato, Enock Alves dos Santos e servidores.





Fonte: Empaer-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/187238/visualizar/