Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 12 de Fevereiro de 2008 às 18:08
Por: Renata Giraldi/Gabriela Guerre

    Imprimir


Sem consenso interno no PT,o partido está indeciso sobre o deputado a ser indicado para relatar a CPI mista (com deputados e senadores) dos Cartões Corporativos. Na disputa estão os deputados Luiz Sérgio (RJ), ex-líder da bancada na Câmara, e José Eduardo Cardozo (SP), que atualmente é secretário-geral da legenda. E, há, ainda, uma terceira opção que é guardada sob sigilo para evitar desgastes antecipados.

A Folha Online apurou que os dois petistas que já tem os nomes postos apresentam restrições: Luiz Sérgio não contaria com apoio de integrantes do governo e ainda tem contra ele o fato de ter acabado de deixar a liderança do partido na Câmara. Já Cardozo resistiria à indicação porque mantém um bom relacionamento com a oposição e teme eventuais os choques. "Não está definido quem será [o relator]. Um dos nomes possíveis é o Luiz Sérgio, mas o Cardozo seria um grande nome [também]", disse o líder da bancada na Câmara, Maurício Rands (PE).

Segundo ele, não há incompatibilidade alguma em Cardozo vir a relatar a CPI e manter-se na secretaria geral do PT. Para integrantes do governo, as restrições a Luiz Sérgio dizem respeito à sua metodologia de trabalho.

Segundo interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Cardozo teria um perfil mais completo para desempenhar a função de relator. O vice-líder do governo na Câmara, Beto Albuquerque(PSB-RS), evitou opinar sobre quem seria o nome ideal, mas disse que há uma conduta a ser perseguida pelo futuro relator. "Que a gente não ponha ninguém que tenha medo de enfrentar o tema. Não vamos passar a mão na cabeça de ninguém", disse ele.

Rands afirmou nesta terça-feira que pretende amanhã anunciar a decisão tomada pela bancada da Câmara. Na manhã de hoje a escolha do relator para a CPI dominou boa parte da reunião --destinada a eleger os novos líderes e vice-líderes da bancada. Como não houve acordo, a intenção é concluir as negociações na quarta-feira.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/187244/visualizar/