Febre amarela já matou 13 pessoas
Treze pessoas morreram de febre amarela no Brasil que tiveram diagnóstico a partir de dezembro de 2007. O Ministério da Saúde recebeu 48 notificações de casos suspeitos de febre amarela até o início do mês. Destes, 23 foram confirmados e 13 evoluíram para óbito. A taxa de letalidade da febre amarela foi de 57% nas pessoas contaminadas. Os possíveis estados em que as pessoas contraíram a doença são Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Em Mato Grosso, no período de 1992 a 2006 houve 22 casos de febre amarela em áreas rurais no Estado. Do total, 13 pessoas morreram e 9 conseguiram a cura. As mortes ocorreram em turistas ou agricultores.
O último caso de febre amarela em áreas urbanas foi diagnosticado em 1942.
De acordo com as informações da SES, a cobertura vacinal contra a febre amarela em Mato Grosso em pessoas acima de um ano de idade é de 115,95%, considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde.
O número é acima de 100% em razão das novas vacinações antes do período de 10 anos, o prazo de validade da imunização contra a febre amarela. Em crianças com menos de 12 meses de vida a cobertura vacinal é de 98,01%.
Comentários