Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 06 de Fevereiro de 2008 às 14:19

    Imprimir


Leitura feita pelos analistas políticos do Palácio do Planalto nas capitais, segundo fontes do PT e da Casa Civil, confirma que o candidato do governador Blairo Maggi em Cuiabá deve ser mesmo o empresário Mauro Mendes, presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).

Publicamente, o governador tem afirmado que vai apoiar a candidatura do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo, do PR, mas para o Planalto Maggi articula a candidatura de Mendes, nos bastidores.

Ouvido pelo Olhar Direto, Mauro Mendes tergiversa e tem avaliado que este ainda não é o momento adequado de discutir a sucessão municipal porque existem outras questões mais emergentes na pauta política do país e afirma que não será candidato ou pelo menos não tem interesse na disputa.

Mendes já foi cotado para substituir Sérgio Ricardo nas eleições passadas, mas o grupo político do governador Blairo Maggi decidiu 'cacifar' a candidatura de Sérgio Ricardo, num dos maiores palanques da história das sucessões em Cuiabá. Todavia, o deputado Sérgio Ricardo nem passou para o segundo turno.

Naquela ocasião, em 2004, Alexandre César, do PT, e Wilson Santos, do PSDB, foram para a disputa no segundo turno pela primeira vez em Cuiabá, na mais acirrada das eleições, com uma virada surpreendente do tucano em apenas 12 dias.

A substituição de Sérgio Ricardo por Mauro Mendes, em 2004, chegou a ser articulada pelo ex-prefeito de Cuiabá, Roberto França, no último dia do prazo definido pela Justiça Eleitoral para definição das candidaturas.

França, segundo fontes, teria ido até o gabinete do governador para 'propor' a substituição da candidatura de Sérgio Ricardo pela de Mauro Mendes diante da fragilidade do "palancão" armado pelos aliados governistas e pela visível assimilação baixa das lideranças de segundo escalão da aliança montada em 2004.

Apesar da conjectura não estar totalmente errada e ser plausível, o Planalto pode estar fazendo outra avaliação errada. No final do ano passado e até no começo de 2008, os articulistas de Lula avaliaram que Maggi apoiaria uma eventual candidatura do deputado federal Carlos Abicalil, do PT.

Para o Olhar, Maggi negou de forma peremptória o apoio ao parlamentar petista e reafirmou seu propósito em manter o "projeto do PR" ter candidato próprio em Cuiabá e, por consequência, apoiar uma segunda candidatura de Sérgio Ricardo./ Atualizada





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/187669/visualizar/