Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 01 de Fevereiro de 2008 às 09:33

    Imprimir


Enquanto árvores são derrubadas, principalmente no Nortão, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan, cada vez mais blindado pelo governador Blairo Maggi, corre contra o tempo para, por conta própria, concluir a revisão dos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O governo de Mato Grosso garante que, ao contrário do que assegura o Inpe, o Estado não aumentou o índice de desmatamento.

O secretário assegura que as primeiras varreduras feitas em campo já encontraram inconsistências em alguns dos supostos desmatamentos identificados entre outubro e dezembro do ano passado pelo Deter. Para a Sema, os números foram inflados, com repetição de áreas.

Tanto Maggi quanto Daldegan apostam numa consciência ambiental que, na prática, foge a realidade do que se vê no Nortão por parte de alguns produtores e madeireiros. Diante de uma fiscalização falha e de uma Sema que trava a análise dos processos, principalmente de licenciamento ambiental, os madeireiros não perdem tempo.

A Sema tenta agir rápido para o estrago ficar menor. Iniciou uma operação conjunta com o Ibama e a Polícia Militar nos municípios de Juara e Marcelândia e nas regiões do rios Xingu e Araguaia. O trabalho inspecionou 113 pontos de áreas possivelmente desmatadas de abril a setembro. Garante que cerca de 80,5% dos pontos inspecionados são áreas que não sofreram corte raso. Em Marcelândia, que nos dados do Inpe aparece como município campeão em desmatamento, houve só 12% de desmate entre abril e setembro, garante o governador, que esteve pessoalmente na região.

Mesmo que o governo continue contestando os números, o fato é que MT está sendo localizado pelo mundo como um Estado que avança na destruição da Floresta Amazônica e que tem um governador "rei da soja" que não prioriza o setor.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/187939/visualizar/