­
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 29 de Janeiro de 2008 às 14:07

    Imprimir


Segundo o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, produtores rurais já plantam variedades de milho geneticamente modificadas em lavouras clandestinas e sem autorização legal. A reportagem está na edição de hoje da Folha de S.Paulo. Conforme o ministro, nas regiões Sul e Centro-Oeste "já existem plantações com sementes contrabandeadas". Na reunião de hoje do Conselho Nacional de Biossegurança, Rezende é um dos principais defensores do aval imediato à comercialização de duas variedades de milho transgênico produzidas por multinacionais.

Principal aliado de Rezende no debate dos transgênicos, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, confirma que o milho vai pelo mesmo caminho das duas únicas variedades de soja e algodão geneticamente modificadas cuja comercialização é autorizada do país: elas foram liberadas apenas depois de constatado o cultivo ilegal. "Não obstante toda a fiscalização, acontece o contrabando", disse Stephanes.

O raciocínio de Rezende e Stephanes é que seria melhor regulamentar logo o plantio de trangênicos do que impedir e ver o plantio ilegal se alastrar. Grandes empresas do ramo de sementes, como Bayer, Monsanto e Syngenta, já possuem parecer técnico favorável para o plantio. Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) são contrários à liberação.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/188417/visualizar/
emailfacebookgooglepluspinteresttwitterwhatsapp