Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 29 de Janeiro de 2008 às 10:22
Por: Rosana Persona

    Imprimir


Atuando há mais de nove anos na comercialização de pescado, o contador e piscicultor, Domingos Sávio Pernomian, proprietário de uma chácara de 23 hectares, situada na região de Bom Sucesso, adquiriu na Estação de Piscicultura da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), no município de Nossa Senhora do Livramento (42 km ao Sul de Cuiabá), 10 mil alevinos de tambacu, medindo de três a cinco centímetros de comprimento. A Empaer está comercializando toda sexta-feira alevinos de tambacu, pacu, tambaqui e piavuçu.

Pela primeira vez comprando alevinos da Empaer, Domingos tem experiência na comercialização. Ele acredita que durante esses anos já vendeu mais de 150 mil peixes. O piscicultor possui uma área de 6 hectares de lâmina d’água, contendo 17 tanques com 200 metros de comprimento por 35 de largura para engordar alevinos durante 12 meses.“Tenho tambacu e pacu para vender o ano todo e comercializo peixes com mais de 2 quilos “, salienta Sávio.

O chefe da estação, Balzac Lopes Santana, fala que a capacidade de produção da Empaer chega a 1 milhão de alevinos . Segundo Balzac, a expectativa de venda é positiva e de reserva de alevinos também e está programado para vender em média de 40 a 50 mil alevinos por semana. Mesmo com as fortes chuvas na região, a venda acontece toda sexta-feira.

Nesses primeiros lotes estão sendo comercializados apenas alevinos de tambacu e estão sendo transportados em embalagens plásticas com oxigênio. Balzac adianta que as espécies podem ser transportadas e permanecer nas embalagens por mais de 5 horas. Conforme informações técnicas, na estação vão comercializar alevinos até o mês de junho.

O piscicultor, Celso Arruda, do município de Várzea Grande já utiliza os alevinos da Empaer e garante a qualidade e os preços abaixo de mercado. Arruda comprou 2 mil alevinos de tambacu para consumo da própria família. Vai engordar os alevinos durante 12 meses, quando o peso atinge em média mais de 2 quilos e estará pronto para o consumo. O preço do tambacu está sendo vendido a R$ 120,00 o milheiro.

Para adquirir alevinos, basta ligar na Estação de Piscicultura da Empaer e encomendar – (65) 3391 1396.





Fonte: Empaer-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/188451/visualizar/