Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 28 de Janeiro de 2008 às 16:06

    Imprimir


Mesmo na condição de pré-candidato ao Palácio Alencastro, parlamentar do PSB é cogitado também para vice tanto do petista Abicalil quanto do pedetista Pivetta

O nome do ex-vereador e deputado federal Valtenir Pereira, presidente do PSB no Estado, se transformou desde já no chamado fiel da balança na corrida à Prefeitura de Cuiabá. Ele é pré-candidato à sucessão municipal, mas também é apontado pelos grupos políticos como opção para compor chapa como vice. Devido ser novato na vida pública e com perfil diferenciado, o que contempla parte do eleitorado, o nome de Valtenir tende a apresentar peso importante na balança da eleição.

Pedetistas, por exemplo, sonham com uma candidatura do empresário Otaviano Pivetta ao Palácio Alencastro, com Valtenir de vice. Hoje na cadeira de deputado estadual, Pivetta transferiu seu domícílio eleitoral à Capital, após dois mandatos de prefeito de Lucas do Rio Verde. PDT e PSB fazem parte do bloco de esquerda, já formado no Congresso Nacional. Por enquanto, o PDT apresenta como pré-candidato a prefeito o empresário Altevir Magalhães. A maioria dos filiados, porém, entende que o nome de Pivetta teria maior visibilidade eleitoral, inclusive como "fato novo" no processo eleitoral.

Valtenir também é cogitado para ser vice do deputado federal petista Carlos Abicalil, principal nome do PT à corrida sucessória do prefeito tucano Wilson Santos. Nesse caso, surge uma resistência externa sobre a eventual chapa Abicalil-Valtenir. Vem do Palácio Paiaguás. O governador Blairo Maggi (PR) já se posicionou contra, em conversa com o grupo de Abicalil. Acha que o petista deveria buscar outra opção para vice. Maggi tem lá suas razões. Ele está "atravessado" com Valtenir porque constantemente o deputado dispara críticas à administração estadual.

Defensor público licenciado, Valtenir Pereira integra o bloco do baixo clero na Câmara Federal. Em Mato Grosso, porém, vem ganhando projeção política, apesar das crises dentro do PSB que resultaram até em desfiliação de vários líderes, como dos vereadores cuiabanos Éden Capistrano e Dilemário Alencar. O deputado apresenta um perfil mais técnico e não foi "contaminado" pela velha prática do fazer política, marcada pela barganha, fisiologismo, esquemas e subserviências.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/188552/visualizar/