Governo garante expansão da telefonia móvel a 53 municípios de MT
“É com muita alegria que chegamos neste momento em que poderemos solucionar esse velho problema de Mato Grosso”, ressaltou Maggi ao se referir à falta de acesso ao serviço de telefonia móvel por parte das populações desses 53 municípios mato-grossenses. Ele destacou que a acesso ao serviço de celular é um antigo e dos mais importantes sonhos dos excluídos dessa tecnologia.
“Temos que comemorar também o fato de que o governo do Estado não será onerado por esses investimentos, não tendo nenhum custo ou precisou oferecer nenhum benefício", reforçou Maggi explicando que será criado um fundo especial para o desenvolvimento das telecomunicações em Mato Grosso. O governador afirmou ainda que o fundo, aprovado pela Assembléia Legislativa, já conta com R$ 100 milhões e será alimentado por títulos da dívida ativa e cartas de crédito.
Maggi elogiou o trabalho do vice-governador Silval Barbosa que mediou o processo de articulação para que o programa de expansão fosse criado e a partir de agora esteja em execução. O governador lembrou ainda, que o fundo não se limita a expandir apenas a telefonia celular, mas também a telefonia fixa e em localidades distantes com a instalação de orelhões, por exemplo, onde seja necessário.
Embora esteja estabelecido pelo cronograma técnico que as operadoras irão instalar o serviço em 50% desses municípios neste ano e nos outros 50% em 2009, o governador fez um apelo aos representantes das empresas presentes para que se esforcem no sentido de realizar todos os serviços ainda até o final deste ano. “Vamos trabalhar nessa direção. Vamos ajudar as companhias a melhorar a vida das pessoas através das telecomunicações”, assinalou Maggi.
A prestação dos serviços foi distribuída entre as quatro operadoras que trabalham no Estado ficando a Brasil Telecom com 27 municípios (Banda F), a Vivo com 12 (Banda J), a Tim com nove (Banda I) e a Claro com cinco (Banda G). Serão instaladas torres onde for necessário e o conjunto de equipamentos que formam a Estação Rádio Base, que possibilitará o serviço.
Participaram ainda da reuniãomaioria dos prefeitos dos municípios beneficiados, o secretário estadual de Administração. Geraldo De Vitto, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), José Aparecido dos Santos; os deputados federais; Eliene de Lima e Valternir Pereira; os deputados estaduais; José Riva, Daltinho, Wagner Ramos e Carlos Avalone.
Comentários