Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 28 de Janeiro de 2008 às 09:55

    Imprimir


Apesar das recentes baixas decorrentes da turbulência internacional, os preços domésticos da soja seguem a patamares atrativos e maiores que os do mesmo período de 2007. Esse fator somado às incertezas quanto às cotações para os próximos períodos fizeram com que produtores, na última semana, intensificassem as vendas antecipadas de uma maior parte da produção da safra 2007/08.

De acordo com colaboradores do Cepea, o volume negociado antecipadamente para esta safra de soja já é maior que no mesmo período do ano anterior. No Mato Grosso do Sul, aproximadamente 40% da produção já foi comercializada até o início desta semana, contra 35% em 2007. Em Mato Grosso e na Bahia, em torno de 60% da safra já foi comprometida com vendas antecipadas – em 2007, essas vendas representavam 40% (MT) e 30% (BA), conforme pesquisas do Cepea.

A receita gerada com essas vendas será importante também para cobrir despesas de insumos da safra corrente. No Centro-Oeste, uma parte maior da produção, em relação ao ano anterior, já estava sendo vendida antecipadamente devido à dificuldade de obter créditos em decorrência de dívidas anteriores. No Sul, cooperativas também têm incentivado produtores a fazer esse tipo de negociação. Com o recebimento de parte dessas vendas previsto para meados de março, produtores conseguirão pagar as despesas com insumos antes mesmo do prazo normal – final de abril –, obtendo inclusive descontos.

Nos últimos dias, o mercado interno da oleaginosa acompanhou as baixas da CBOT, mesmo com os prêmios apresentando leve valorização. Entre 18 e 25 de janeiro, os futuros da CBOT para os próximos três vencimentos caíram 1,7%. Essas quedas refletiram as fortes oscilações das bolsas de mercado futuro, financeiras e de commodities em meio à ameaça de recessão econômica norte-americana e mundial. As baixas só não foram maiores devido à decisão do Banco Central dos Estados Unidos do dia 22/01 em retirar 0,75% da taxa básica de juros daquele país. O Indicador CEPEA/ESALQ (estado do Paraná) recuou 0,66% na última semana, a R$ 46,45/sc de 60 kg, na sexta-feira, 25. Para o Indicador ESALQ/BM&F (produto posto porto de Paranaguá), a queda foi de 1,66%, a R$ 48,00/sc de 60 kg na sexta.

Em relação à colheita, as atividades estão avançando no Centro-Oeste. Para as lavouras em processo de desenvolvimento vegetativo, no geral, as condições climáticas estão favoráveis. Somente em algumas regiões do Rio Grande do Sul agentes estão preocupados com o baixo volume pluviométrico, mas o nível atual ainda não prejudica o desenvolvimento do grão. As informações são da assessoria do Cepea.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/188593/visualizar/